TREINAMENTO PARA OBMEP E SEUS IMPACTOS EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Autores

  • Daniel Brandão Menezes Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Bruno da Costa Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Karoline de Sousa Bezerra Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este trabalho buscou descrever um treinamento voltado para Olimpíadas de Matemática e sua influência acadêmica discente na aprendizagem do conteúdo estudado. O objetivo foi a criação de um projeto desenvolvido no ano de 2017, em uma escola pública do interior do Ceará, consistindo em capacitar os envolvidos para a competição com o uso da metodologia de resolução de problemas e analisar os impactos na instituição. Aplicou-se uma revisão de literatura e a pesquisa se caracterizou como participante. Observou-se o planejamento das aulas, os resultados obtidos e o desempenho dos alunos no seu cotidiano. Concluiu-se que muitos alunos não tinham experiência na OBMEP nem com a metodologia, mas sabiam sua importância e estavam motivados a mudar a história da escola com premiações e constatado que o aprendizado discente está ligado às aplicações em sala. Apresentou-se metodologia de ensino Sequência Fedathi que vem sendo aplicada às aulas de ciências exatas.

Biografia do Autor

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutorado, Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Referências

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Brandão Menezes, D., da Costa Oliveira, B. ., & de Sousa Bezerra, K. (2021). TREINAMENTO PARA OBMEP E SEUS IMPACTOS EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 40–56. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3536

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra