ENSINO MÉDIO INTEGRADO?

Autores

  • Josiane Aparecida Antônia Cestaro Instituto Federal do Acre
  • Cleilton Sampaio de Farias Universidade Federal do Acre
  • Luís Pedro de Melo Plese Instituto Federal do Acre

Palavras-chave:

currículo integrado; educação comparada; ensino médio; ensino médio integrado ao técnico.

Resumo

Algumas proposições teóricas afirmam que o currículo integrado deve ser organizado para que possa proporcionar um conhecimento reflexivo e crítico da arte, da ciência, da tecnologia e da história cultural, como instrumentos, procedimentos de análises, de transformação e criação de uma realidade natural e social concreta. Nesse sentido, se pergunta se os currículos executados no ensino médio diante das Leis de Diretrizes e Bases da Educação - LDB e decretos regulamentares podem ser currículos integrado? Assim, objetivou-se, por meio da educação comparada, compreender a integração dos currículos do ensino médio e do ensino médio integrado, através da análise de alguns casos. Os resultados indicaram que o currículo do ensino médio de formação integral vem ao longo dos anos passando por modificações que tentam torná-lo integrado com a inserção de componentes curriculares que favorecem a compreensão das ciências, da cultura e a reflexão crítica dos problemas da sociedade. Entretanto, tais currículos são deficientes na formação profissional para o mundo do trabalho. Nos currículos dos cursos de ensino médio integrado ao técnico a formação profissional para o mundo do trabalho sempre esteve presente. Entretanto, a compreensão das ciências, da cultura e a reflexão crítica dos problemas da sociedade nem sempre foram prioridades. Com o Decreto 5.154/2004 e a Lei 11.741/2008 tais deficiências foram minimizadas permitindo que o educando possa continuar a sua formação no ensino superior ou entrar de imediato no mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Josiane Aparecida Antônia Cestaro, Instituto Federal do Acre

Aluna do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

Luís Pedro de Melo Plese, Instituto Federal do Acre

A graduação foi realizada na Faculdade de Agronomia do Oeste Paulista pela Universidade do Oeste Paulista (1997), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2000) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: pesticidas, comportamento, destino ambiental, impacto ambiental, risco ambiental, toxicologia, equipamento de proteção individual, calcário e reatividade.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

Aparecida Antônia Cestaro, J. ., Sampaio de Farias, C., & Pedro de Melo Plese, L. . (2021). ENSINO MÉDIO INTEGRADO?. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 476–496. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3439

Edição

Seção

Ciências Humanas