DIÁLOGOS ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS E PROFESSORAS DE GEOGRAFIA NO PIBID

Autores

  • Gearley Veloso Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Julio Souza Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Eglieni Trevezani Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha

Palavras-chave:

Pibid, Experiencia, Parceria

Resumo

O estudo objetivou problematizar os diálogos entre experiências de formação inicial de Licenciandos em Geografia do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Nova Venécia, e de formação continuada de Professoras de Geografia da rede estadual de ensino do Espírito Santo e da rede municipal de ensino de Nova Venécia-ES, que atuaram como estagiários e professoras supervisoras bolsistas, respectivamente, no Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A pesquisa, de caráter qualitativo, beneficiou-se do Método das Entrevistas Narrativas e envolveu a aplicação de questionários fechados e a realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras e quatro licenciandos. Constatou-se a importância do Pibid para a formação inicial dos licenciandos, sobretudo, no que tange à constituição da identidade docente; e para a formação continuada das professoras, em virtude das experiências de parceria vivenciadas no âmbito do Pibid.

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Biografia do Autor

Julio Souza Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

 

 

 

Referências

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Veloso, G., Souza Santos, J., & Trevezani, E. (2020). DIÁLOGOS ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS E PROFESSORAS DE GEOGRAFIA NO PIBID. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 7(2), 529–542. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3404

Edição

Seção

Ciências Humanas