DIÁLOGOS ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS E PROFESSORAS DE GEOGRAFIA NO PIBID
Palavras-chave:
Pibid, Experiencia, ParceriaResumo
O estudo objetivou problematizar os diálogos entre experiências de formação inicial de Licenciandos em Geografia do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Nova Venécia, e de formação continuada de Professoras de Geografia da rede estadual de ensino do Espírito Santo e da rede municipal de ensino de Nova Venécia-ES, que atuaram como estagiários e professoras supervisoras bolsistas, respectivamente, no Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A pesquisa, de caráter qualitativo, beneficiou-se do Método das Entrevistas Narrativas e envolveu a aplicação de questionários fechados e a realização de entrevistas semiestruturadas com duas professoras e quatro licenciandos. Constatou-se a importância do Pibid para a formação inicial dos licenciandos, sobretudo, no que tange à constituição da identidade docente; e para a formação continuada das professoras, em virtude das experiências de parceria vivenciadas no âmbito do Pibid.
Referências
[2] FOERSTE, Erineu. Parceria na licenciatura: fortalecendo lutas pela profissionalização docente. Geografares, [S.1], abr. 2003. ISSN 2175-3709. Disponível em: <http://www.periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1078>. Acesso em: 24 mar. 2019.
[3] FOERSTE, Erineu. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.
[4] BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221. (Obras escolhidas, v. 1)
[5] BONDIA, Jorge Larrosa. Notes on experience and the knowledge of experience. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.
[6] FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
[7] WELLER, Wivian. Tradições hermenêuticas e interacionistas na pesquisa qualitativa: a análise das narrativas segundo Fritz Schütze. In: 32ª Reunião anual da Anped, Caxambu, 2009.
[8] GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
[9] GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
[10] FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz Terra, 1987.