Avaliação Externa: o processo avaliativo em larga escala numa escola pública de Rio Branco/AC

Autores

  • Pierre André Garcia Pires Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0002-2408-876X
  • Luciano Santos Farias Instituto Federal do Acre/IFAC
  • Andr´´ea Maria Lopes Dantas Universidade Federal do Acre/UFAC - Campus Rio \Branco

Palavras-chave:

Avaliação em larga externa. Prova Brasil. Orientações externas.

Resumo

A pesquisa delineou-se com abordagem qualitativa, através de análise de documentos produzidos na unidade escolar e nas esferas federal e estadual, além de documentos de orientação curricular do estado do Acre, assim como os referenciais da matriz que orienta a Prova Brasil e a aplicação de um questionário para a coordenação pedagógica, diretora e professora das turmas do 5º ano. Como questões de estudo, optamos por verificar, quais são as marcas/impactos a avaliação em larga escala está produzindo na escola e em suas funções formativas e como a gestão da escola, a coordenação pedagógica e a professora das turmas 5º ano estão reagindo a esses processos avaliativos externos. O local onde foram coletadas informações para o suporte desse trabalho de pesquisa, apresentou fortes indícios de valorização do alcance de uma média expressiva, pois, os resultados alcançados em 2013 e 2015, colocaram a escola à frente no ranking estabelecido entre as escolas do município de Rio Branco, no Acre. .Entendemos que a prática escolar referendada pelas orientações externas vinculadas à Prova Brasil, engessam prováveis práticas curriculares que, talvez, possibilitariam outras formas de aprendizagem e uso da leitura, da escrita e do cálculo matemático, além de poderem privilegiar outras áreas do conhecimento científico e saberes populares da região na qual a escola está inserida, tendo em vista que os estudantes realizam experiências e situações diversificadas de aprendizagem junto às suas famílias e comunidades.

Biografia do Autor

Pierre André Garcia Pires, Universidade Federal do Acre

Professor Ajunto III da Universidade Federal do Acre/UFAC. Lider do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura. . Professor da área de Didática e Investigação e Prática Pedagógica.

Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- MPECIM

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR -Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Membro do Conselho Internacional de Revisores da Revista Científica " Alteridad: Revista de Educacion", da Universidade Politécnica Salesiana do Equador/Quito.

Membro titular do Comitê Institucional dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, mandato 2018/2020- 2020/2022 da UFAC.

Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP- PORTARIA DOU Nº 313, DE 30 DE ABRIL DE 2018.

Coordenou o Programa Residência Pedagógica/CAPES- Curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, campus sede de agosto de 2018 a janeiro de 2020.

Luciano Santos Farias, Instituto Federal do Acre/IFAC

Mestre em Letras. Instituto Federal do Acre. Pedagogo. Rio Branco/AC/Brasil.

Professor da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Acre na Educação de Jovens e Adultos

 

Andr´´ea Maria Lopes Dantas, Universidade Federal do Acre/UFAC - Campus Rio \Branco

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade. Universidade Federal do Acre. Professora Associada IV. Rio Branco/AC/Brasil.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Pires, P. A. G., Santos Farias, L. ., & Dantas, A. M. L. (2020). Avaliação Externa: o processo avaliativo em larga escala numa escola pública de Rio Branco/AC . South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 387–403. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3394

Edição

Seção

Ciências Humanas