O CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES)

Autores

  • Adão Rogério Xavier Silva Universidade Federal do Acre
  • Mark Clark Assen de Carvalho Universidade Federal do Acre
  • Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Programa Nacional de Assistência Estudantil, Abordagem Ciclo de Políticas

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o PNAES a partir do contexto da produção do texto. Para tanto, toma como aporte teórico-metodológico a abordagem do Ciclo de Políticas, e como fonte de pesquisa, documentos e bibliografias. Como resultados da análise, infere-se que, a construção do texto perpassa os anos 2000; os grupos de interesse foram o FONAPRACE, ANDIFES, os estudantes através de suas representações e o governo Lula 2003/2010; não se identificou grupos excluídos; houve espaço para participação dos envolvidos; os textos foram construídos de maneira progressiva; por vozes presentes tem-se a dos grupos de interesses, por vozes ausentes não houve identificação; os leitores destinatários são os profissionais das IFES.

Biografia do Autor

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da UFAC. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001): História, Política & Sociedade. Mestre em Educação: História de Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, sistema de ensino, gestão democrática, política educacional e sistema de ensino. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e integrante do corpo de professores do Doutorado em Educação da Rede EducaNorte.

Lúcia de Fátima Melo, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1992); Especialização em Currículo e Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Acre (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutorado em Educação: conhecimento e inclusão social pela UFMG na linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais: concepção, implementação e avaliação (2010). É professora Associada da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação, Letras e Artes, onde atua na Graduação nas seguintes áreas: Organização da Educação Básica e Legislação do Ensino; Gestão Escolar e Organização Curricular e Gestão da Escola e na Pós Graduação "Stricto Sensu", PPGE - Mestrado em Educação, onde é Coordenadora, trabalha a disciplina Estado, Políticas Públicas e Educação e orienta estudos com foco nas políticas educacionais e na gestão escolar. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente - GEPPEAC, com pesquisas nas linhas: políticas educacionais e gestão escolar.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Xavier Silva, A. R., Assen de Carvalho, M. C., & Melo, L. de F. (2020). O CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES). South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 579–595. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3331

Edição

Seção

Ciências Humanas