Processos de construção de identidades: histórias e culturas indígenas

Autores

  • José Antonio Moraes do Nascimento Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Identidades; História e cultura indígena; Ensino

Resumo

As sociedades são resultados e produtos da construção de identidades e, ao mesmo tempo, daquilo que é apresentado e descrito como elementos que as compõem. Como o Brasil é formado por diversos grupos étnicos e sociais, que lhe conferem características peculiares, é fundamental que estes grupos sejam conhecidos e compreendidos. Os povos devem ser respeitados em função de sua história e cultura própria, pois sua identidade grupal vai integrar a identidade regional e nacional. O presente artigo pretende refletir sobre as histórias e culturas indígenas que compõem a identidade do Rio Grande do Sul e do Brasil, abordando como esses elementos são incorporados na formação da população via educação escolar. Por isso, a instituição da Lei n°11645/08, que trata do ensino da história e cultura indígena, contribuiu para o conhecimento sobre tais aspectos. Pretende-se discutir e apresentar resultados de pesquisas sobre o cumprimento da referida legislação, no âmbito escolar.

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Moraes do Nascimento, J. A. (2020). Processos de construção de identidades: histórias e culturas indígenas. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 421–441. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3234

Edição

Seção

Ciências Humanas