POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO CÁRCERE

EDUCAR PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Valdemir José Debastiani Unc
  • JOANA SILVIA MATTIA DEBASTIANI UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Palavras-chave:

direito à educação, direitos humanos, políticas públicas

Resumo

O artigo examina a implementação de políticas públicas que visam o acesso ao direito à educação no cárcere. O problema da pesquisa é: as políticas públicas de educação no cárcere são precondição de cidadania? A análise dos dados do levantamento nacional de informações penitenciárias (INFOPEN), reflete o acesso precário da população do direito à educação e os baixos índices do envolvimento da população em situação de cárcere nas atividades educacionais proporcionadas. Assim, através do método de abordagem dedutivo e do procedimento de pesquisa bibliográfico, propõem-se que a educação no ambiente carcerário possua transversalidade para e pelos direitos humanos.

Biografia do Autor

JOANA SILVIA MATTIA DEBASTIANI , UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo - UPF, Linha de Pesquisa Relações sociais e dimensões do poder (2018) em dupla titulação com o programa de Tecnologías y políticas públicas sobre la gestión ambiental na Universidad de Alicante, Espanha. (2019). Bolsista Prosup- CAPES. Integrante do grupo de pesquisas Dimensões do Poder, Gênero e Diversidade. Bolsista voluntária no Programa de Extensão universitária PROJUR Mulher e Diversidade - UPF. E-mail joanamattia@gmail.com 

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Publicado

2020-06-04

Como Citar

Debastiani, V. J., & MATTIA DEBASTIANI , J. S. . (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO CÁRCERE: EDUCAR PARA E PELOS DIREITOS HUMANOS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 442–457. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3226

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas