ELEMENTO CONSTITUINTE DO FAZER PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA:

o diálogo como mediação com o mundo da vida

Autores

  • Wagner Alexandre Costa Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Jalmira Linhares Damasceno Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cláudia Silva Rodrigues UFPB

Palavras-chave:

Aprendizagem, Diálogo, Mediação

Resumo

Este trabalho teve como objeto de estudo o diálogo como elemento constituinte do fazer pedagógico, em uma sala de aula do Ensino Fundamental, de uma Instituição de Ensino na cidade de Bananeiras-PB. Nosso objetivo foi compreender como o diálogo fundamenta o fazer pedagógico em um dos espaços educativos da escola. Na pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como instrumentos de investigação a entrevista semiestrutura e a observação participante. Os sujeitos foram a gestora, o coordenador pedagógico e uma educadora. Os dados construídos foram analisados a partir das categorias ‘diálogo’ e ‘fazer pedagógico’. Constatamos que esse fazer é caracterizado como atividade criadora, que transforma a prática educativa por meio de uma aprendizagem com foco no educando e em sua experiência de vida real.

Biografia do Autor

Wagner Alexandre Costa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo pela UFPB

Granduando em Filosofia pela UFCG

Jalmira Linhares Damasceno, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga, Mestrado em Educação e doutoranda em Educação pela UFPB;

Professora Adjunta do CCHSA/UFPB

Referências

ANGROSINO, M.; FLICK, U. (Coord.) Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CHAUÍ, M. A nervura do real, Imanência e Liberdade em Espinosa. V.2. São Paulo:
Companhia das Letras, 2016.

___________. Espinosa, uma filosofia da liberdade. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1995.

DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

ESPINOZA, B. Ética. Tradução: Tomaz Tadeu. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREINET, C. As técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa: Editorial Estampa. Colecção Técnicas de Educação, 1977.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’água, 1995b.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

JAEGER, W. Paidéia. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

KOSIK, K. 1976. Dialética do concreto. 2ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1976.

MELLO, R. R.; BRAGA, F. M.; GABASSA, V. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlo: EdUFSCar, 2014.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Trad. Maria A.M. D’Amorim; Paulo S.L. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A formação social na mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Costa Silva, W. A., Damasceno, J. L., & Silva Rodrigues, A. . C. (2020). ELEMENTO CONSTITUINTE DO FAZER PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: : o diálogo como mediação com o mundo da vida. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 543–562. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3091

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas