CONCEPÇÕES DE UMA EQUIPE PEDAGÓGICA ACERCA DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Serviços de Saúde Escolar; Educação Interprofissional.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as concepções de uma equipe pedagógica em relação às ações de educação em saúde desenvolvidas a partir da integração de ações de ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa. Essa pesquisa ocorreu em uma escola de Ensino Fundamental, no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo, 8 (oito) integrantes da equipe pedagógica da escola. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas coletivas que foram realizadas em quatro encontros com duração de aproximadamente uma hora, nas dependências da escola. Com a vinculação da escola ao PSE, bem como, a implementação de ações para os escolares, tendo impactado positivamente na saúde, educação e qualidade de vida dos estudantes. Os resultados demonstraram que as ações de saúde no cenário escolar ocorreram de maneira integrada e com resolutividade. A integração da equipe pedagógica permitiu o delineamento de estratégias, a construção de uma relação de confiança com a equipe e com as crianças e também um vínculo com a Secretaria de Saúde do município por meio do PSE. Contudo, há a necessidade de continuidade das ações e identificação de novas demandas para que a parceria com a gestão municipal se fortaleça e o cenário estudado possa ser contemplado com estratégias de enfrentamento para as necessidades identificadas.
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