OS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

  • Emerson Roberto de Oliveira EMEF Getúlio Dornelles Vargas
  • Cinara Ourique do Nascimento IFSUL
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Educação a Distância (EAD). Autonomia.

Resumo

Este estudo apresenta algumas ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação a Distância (EAD). Assim como, a interação tão indispensável aos alunos que usam tais ferramentas e, por fim, quais seriam as mais indicadas para que ocorra o ensino com qualidade. Assim, foi realizada uma revisão bibliográfica com a intenção de mostrar as discussões de teóricos sobre a temática da EAD, através da utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Além do perfil dos estudantes frente as novas tecnologias, sobretudo a sua postura autônoma. Como resultados se percebeu que o uso das TIC, é algo irreversível e, muito importante no processo de ensino. Porém, não há consenso sobre o processo, cabendo a todos os atores da EAD, realizarem os seus papeis. Governos e instituições escolares propiciarem currículos elaborados e oferecer as condições ao uso das TIC; professores capacitados; e o aluno não ser passivo, na busca de adquirir novos conhecimentos, agindo com autonomia e interação.

Publicado
2020-06-10
Como Citar
Roberto de Oliveira, E., & Ourique do Nascimento, C. (2020). OS NOVOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 7(1), 512-524. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2977
Seção
Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar