SÍNDROME DE BURNOUT NOS CURSOS DE LETRAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Palavras-chave:
Burnout; Esgotamento profissionalEstresse; Docentes.Resumo
Diversos estudos mostraram que a grande maioria da equipe acadêmica tenta equilibrar diferentes tarefas relacionadas a assuntos de ensino, pesquisa e extensão. A Síndrome de Burnout (SB) é conhecida como o desgaste gerado na atividade ocupacional e está diretamente ligado ao ambiente de trabalho. Objetivo: analisar se há presença ou não da SB em docentes dos cursos de Licenciatura em Letras – Inglês, Português e Espanhol, da Universidade Federal do Acre (UFAC) Campus Floresta, na cidade de Cruzeiro do Sul - Acre. Material e método: O cálculo amostral levou em consideração o levantamento de todos os professores que atuam no nos cursos de Letras - Inglês, Letras – Português e Letras Espanhol, da UFAC, Campus Floresta. Para tanto, o tamanho da amostra foi estimado na totalidade de 19 (n = 19) professores. Para a coleta dos dados foi utilizado o questionário Maslach Burnout Inventory (MBI). Resultado e Discussão: em relação à amostra estudada, observamos que as dimensões da síndrome assumiram características diferentes, sendo que, apresentou valores de média altos para BRP, medianos para EE e baixos para DE. Descartando assim, um possível desenvolvimento de Burnout nesta população. Conclusão: Os dados levantados nesse estudo podem fornecer melhor compreensão dos fatores motivadores dos estressores e ampliar a discussão sobre melhorias e medidas preventivas no que diz respeito às doenças ocupacionais.
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