EXERCÍCIO DE CIDADANIA E ENSINO ESCOLAR

POSSIBILIDADES PARA CRIAÇÃO DE UM CONSELHO MIRIM DA PESSOA EM CONDIÇÃO DE DEFICIÊNCIA

  • Ludmilla Eveline de Freitas Fernandes Universidade de la Empresa, Montevidéu, Uruguai
  • Rita Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus de Ponta Porã
  • Milton Alves da Silveira Junior Universidade de la Empresa, Montevidéu, Uruguai
  • Juliana Alves Oliveira Silva Universidade de la Empresa, Montevidéu, Uruguai
  • Miguel Angel Torralba Jordan Universidade de Barcelona
Palavras-chave: cidadania

Resumo

Pretende-se fazer uma análise dos conceitos que envolvem o exercício da cidadania, infância e condição de deficiência centrando tal reflexão em princípios basilares da Constituição Federal Brasileira, bem como fazendo-se uma interligação entre o exercício e a busca de direitos com o empoderamento do ser humano. As reflexões partem de experiências abordadas em dois estudos distintos: recorte de parte do trabalho de pós doutoramento desenvolvido na Universidade de Barcelona sob a realidade de Ponta Porã (área de fronteira seca), relacionado a escolarização de crianças e adolescentes em condição de deficiência, assim como, na pesquisa (em desenvolvimento) de mestrado na Universidade de La Empresa, de Montevidéu em Relações Internacionais e Integrações da América Latina  que aborda o princípio da felicidade e o direito à Educação de crianças paraguaias ou de origem paraguaia na fronteira Brasil/Paraguai. Entende-se a conexão do exercício da cidadania com a busca por direitos que podem auxiliar na aprendizagem de empoderamento de crianças. Nesse sentido acredita-se na estruturação de Conselhos Mirins da pessoa em Condição de Deficiência via a escola como meio para se educar e promover a consciência de um ser humano mais preparado para viver a proposição de um desenho universal de mundo.

Palavras-chave: Cidadania. Infância. Deficiência. Dignidade da Pessoa Humana. Empoderamento.

Biografia do Autor

Ludmilla Eveline de Freitas Fernandes, Universidade de la Empresa, Montevidéu, Uruguai

Tabeliã e registradora.

Milton Alves da Silveira Junior, Universidade de la Empresa, Montevidéu, Uruguai

Tabelião e Registrador

Juliana Alves Oliveira Silva, Universidade de la Empresa, Montevidéu, Uruguai

Tabeliã e Registradora.

Miguel Angel Torralba Jordan, Universidade de Barcelona

Formació: Llicenciat en Educació Física per la Universitat de Barcelona (INEFC) i Doctor en Ciències del’Educació per la Universitat de Barcelona (1994).

Departament: Professor Titular UB, del Departament de Didàctiques Aplicades, Secció d’ Educació Física.Experiència en docència: Imparteixo docència al Grau de Mestre i al Màsters d’Activitat Física i Educació.

Anteriorment en el Màster Activitat Motriu i Educació.

Vincle amb el Màster: Soc docent i coordinador de les assignatures “La Qualitat de ‘Activitat Físicaadaptada i l’Esport adaptat, “Esport adaptat per a persones amb discapacitat” i “L’Esport en edat escolar. Un estudi crític del seu ensenyament”. Tutor de Pràctiques i del TFM. Coordino el Màster Activitat Física i Educació i formo part de la Comissió de Doctorat Activitat Física, Educació Física i Esport a la Universitat de Barcelona.

Publicado
2019-12-26
Como Citar
Ludmilla Eveline de Freitas Fernandes, L. F., Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro, R., Milton Alves da Silveira Junior, M. J., Juliana Alves Oliveira Silva, J. S., & Miguel Angel Torralba Jordan, M. T. (2019). EXERCÍCIO DE CIDADANIA E ENSINO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA CRIAÇÃO DE UM CONSELHO MIRIM DA PESSOA EM CONDIÇÃO DE DEFICIÊNCIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(2), 619-635. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2765
Seção
Artigos Originais Ciências Humanas