ENTENDIMENTOS E PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A POLÍTICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM
Resumo
Este estudo buscou analisar as implicações sobre o conceito Política, conforme o entendimento de estudantes de Ensino Médio. Sua realização ocorreu em escolas da área urbana do município de Presidente Figueiredo-AM. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários, que foram aplicados a 230 alunos de oito turmas do 2º ano. Constatou-se que a grande maioria dos participantes possui um entendimento ambíguo sobre significado da Política. As respostas evidenciam que o conhecimento do tema abordado é heterogêneo e limitado a expectativas sobre o que os políticos podem fazer e ao desejo de mudança, fruto de insatisfações. Verificou-se também que os alunos participantes consideram a Política importante, que ela é necessária e que assuntos envolvendo esse tema são discutidos nas respectivas escolas. Estima-se que um estudo desta natureza pode se configurar como um passo importante para se compreender o significado e o valor dispensado à Política, bem como servir de base para estudos posteriores que tenham como objeto o trabalho sobre temas afins envolvendo estudantes de Ensino Médio.
Palavras-chave: Política. Entendimento. Educação. Ensino Médio.
Referências
REFERÊNCIAS
SCHLESENER, A. H. Cidadania e Política. IN: CORDI, C. Et. Al. Para Filosofar.São Paulo: Scipione, 1995.
CHAUÍ, Marilena, Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MAAR, Leo Wolfgang. O que é Política?São Paulo: Brasiliense, 2001.
ARISTÓTELES. A Política. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
BRASIL, Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 3ª Edição. Campinas, Alínea, 2001.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3. Ed. - São Paulo: Atlas, 1991.
G1.GLOBO. Número de eleitores cresce, mas o de jovens aptos a votar cai 14% em 4 anos, informa TSE. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/08/01/numero-de-eleitores-no-pais-cresceu-3-informa-o-tse.ghtml.
BRASIL. Ministério da Educação. LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em > http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm > Acesso em 21 de Abr. de 2019.
MESQUITA, M. R., BONFIM, J. PADILHA, E. & SILVA, A. C. Juventudes e participação: compreensão de política, valores e práticas sociais (2016). http://dx.doi.org/10.1590/1807-03102016v28n2p288.> Aceso em 03 de maio de 2019.
FLORENTINO, R. Democracia liberal: uma novidade já desbotada entre jovens. Opinião Pública, 14(1), 2008.