ENTENDIMENTOS E PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A POLÍTICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM

Autores

  • Daniel Richardson de Carvalho Sena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
  • Débora da Silva Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
  • Victor Leandro da Silva Universidade do Estado do Amazonas -UEA
  • Peterson Medeiros Colares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Resumo

Este estudo buscou analisar as implicações sobre o conceito Política, conforme o entendimento de estudantes de Ensino Médio. Sua realização ocorreu em escolas da área urbana do município de Presidente Figueiredo-AM. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários, que foram aplicados a 230 alunos de oito turmas do 2º ano. Constatou-se que a grande maioria dos participantes possui um entendimento ambíguo sobre significado da Política. As respostas evidenciam que o conhecimento do tema abordado é heterogêneo e limitado a expectativas sobre o que os políticos podem fazer e ao desejo de mudança, fruto de insatisfações. Verificou-se também que os alunos participantes consideram a Política importante, que ela é necessária e que assuntos envolvendo esse tema são discutidos nas respectivas escolas. Estima-se que um estudo desta natureza pode se configurar como um passo importante para se compreender o significado e o valor dispensado à Política, bem como servir de base para estudos posteriores que tenham como objeto o trabalho sobre temas afins envolvendo estudantes de Ensino Médio.

 

Palavras-chave: Política. Entendimento. Educação. Ensino Médio.

Biografia do Autor

Daniel Richardson de Carvalho Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Graduado em Filosofia e em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em ciências do Ambiente (UFAM). Professor de Filosofia (IFAM)

Débora da Silva Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Discente do Curso Técnico Integrado em Administração - IFAM

Victor Leandro da Silva, Universidade do Estado do Amazonas -UEA

Graduado em Filosofia pela universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM). Professor de Filosofia (UEA)

Peterson Medeiros Colares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Ciências Humanas (UEA). Psicólogo (IFAM)

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

Sena, D. R. de C., Sales, D. da S., Silva, V. L. da, & Colares, P. M. (2021). ENTENDIMENTOS E PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A POLÍTICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 540–553. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2748

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas