UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO KAHOOT! COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NA INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO.
Resumo
O uso de instrumentos tecnológicos é imprescindível para o cenário educacional da contemporaneidade. O atual cenário educacional exige mudanças que sejam mediadas pela inserção das tecnologias, sendo indispensável refletir sobre as metodologias utilizadas nos processos educativos. Este trabalho propõe a inserção de novas tecnologias do Kahoot! como ferramenta de avaliação do conhecimento no ensino de Física Moderna com o objetivo de analisar as percepções dos estudantes ao trabalharem o Kahoot! como facilitadore e motivadore no estudo de Física das radiações e seus efeitos nocivos. Atuando como um jogo, o Kahoot! aumenta a interação dos estudantes com os conteúdos ministrados em sala de aula ao mesmo tempo em que exalta a utilização de uma das tecnologias mais usuais do momento, o Smartphone. O conteúdo avaliado teve como foco o acidente radiológico, envolvendo o Césio-137, ocorrido em Goiânia (GO) no ano de 1987. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma Escola da rede Pública Estadual, localizada na cidade de Palmas, TO. Seu objetivo foi utilizar o Kahoot! como um instrumento de avaliação no ensino de Física Moderna. O Kahoot! é uma plataforma online no qual é possível elaborar questões e usar elas em forma de “quiz” como o “Show do Milhão”. O quiz elaborado foi utilizado, a priori, como instrumento avaliativo sendo trabalhado como uma possibilidade de ensinar e aprender de forma significativa. Os estudantes mostraram-se empolgados e participativos, fato não observado na aplicação dos modelos tradicionais de avaliação. Essa empolgação é resultado da forma dinâmica e lúdica deste processo avaliativo.
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