O USO DE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E MOTIVAÇÃO EM UM CONTEXTO HISTÓRICO A PARTIR DO ACIDENTE RADIOLÓGICO COM O CÉSIO-137 EM GOIÂNIA

  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal do Tocantins - Campus Palmas - Quadra 310 Su, Lo 5, s/n - Plano Diretor Sul, Palmas - TO
  • Henrique Albuquerque da Silva
  • Ademar Paulo Junior

Resumo

Inúmeras são as discussões envolvendo o ensino de Física e os métodos utilizados pelos professores para abordar e diversificar o conteúdo. O debate sobre essa temática é motivado em razão da dificuldade em manter a atenção dos estudantes durante uma aula de Física. Os smartphones, conectados as redes sociais competem com a atenção dos estudantes de maneira geral, e não apenas dos adolescentes. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a importância da utilização de vídeo-aulas no ensino de Física com as temáticas centrais: o acidente radiológico em Goiânia, decaimento radioativo e meia vida. Os vídeos foram apresentados em quatro turmas do Ensino Médio de um colégio da rede estadual de ensino de Palmas. A pesquisa foi desenvolvida do segundo semestre de 2017 até o segundo semestre de 2018 com 69 estudantes dos 3 anos do ensino médio. A pesquisa revela que muitos alunos podem estar deixando o ciclo básico de educação sem saber do ocorrido em Goiânia e saber conceitos básicos de radiação.

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Publicado
2019-12-27
Como Citar
Castilho, W. S., da Silva, H. A., & Junior, A. P. (2019). O USO DE VÍDEOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E MOTIVAÇÃO EM UM CONTEXTO HISTÓRICO A PARTIR DO ACIDENTE RADIOLÓGICO COM O CÉSIO-137 EM GOIÂNIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(2), 02-20. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2427
Seção
Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra