O DICIONÁRIO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar alguns termos científicos e técnicos inseridos no dicionário de tipo 3, destinado aos estudantes do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental II. O dicionário é uma obra lexicográfica que inscreve o vocabulário de uma língua, destacando os sistemas lexical, semântico, discursivo, pragmático e gramatical da língua, além de atuar como ferramenta didática no processo de aprendizagem do vocabulário. A metodologia se sustenta nos princípios do método descritivo e analítico. Para tanto, selecionamos 5 termos que constam no livro didático Ciências Naturais do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e analisamos conforme as definições apresentadas no dicionário Aurélio Júnior, com vistas a examinarmos a funcionalidade da definição para esse público-alvo. A análise demonstrou que embora o dicionário forneça subsídios para o desenvolvimento linguístico dos alunos que se encontram na fase de aprendizagem de conhecimentos abstratos, os conteúdos informacionais e explicativos das definições exigem um redimensionamento para que atenda às singularidades dos estudantes do 6º ano.
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