O DICIONÁRIO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar alguns termos científicos e técnicos inseridos no dicionário de tipo 3, destinado aos estudantes do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental II. O dicionário é uma obra lexicográfica que inscreve o vocabulário de uma língua, destacando os sistemas lexical, semântico, discursivo, pragmático e gramatical da língua, além de atuar como ferramenta didática no processo de aprendizagem do vocabulário. A metodologia se sustenta nos princípios do método descritivo e analítico. Para tanto, selecionamos 5 termos que constam no livro didático Ciências Naturais do 6º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental e analisamos conforme as definições apresentadas no dicionário Aurélio Júnior, com vistas a examinarmos a funcionalidade da definição para esse público-alvo. A análise demonstrou que embora o dicionário forneça subsídios para o desenvolvimento linguístico dos alunos que se encontram na fase de aprendizagem de conhecimentos abstratos, os conteúdos informacionais e explicativos das definições exigem um redimensionamento para que atenda às singularidades dos estudantes do 6º ano.

 

Biografia do Autor

Rebeka da Silva Aguiar, Universidade de Brasília - Programa de Pós-graduação em Linguística

Graduada em Letras: Língua Portuguesa pela UEA

Especialista em Estudos Literários e Língua Portuguesa pela FARO

Mestre em Letras: Linguagem e Identidade - UFAC

Doutoranda em Linguística - UnB

 

 

Referências

BRASIL. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.

______. Base Curricular Comum Nacional. UNDIME, CONSED/MEC, Brasília, 2015a.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª ed., 3ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2014.

FAULSTICH, Enilde. Para gostar de ler um dicionário. In: Pelos caminhos da dialetologia e da sociolinguística: entrelaçando saberes e vidas – homenagem a Socorro Aragão, São Luís: Edufma, 2010.

_______. Avaliação de dicionários: uma proposta metodológica. In: TERMISUL 20 anos: Terminologia, Terminografia e Tradução. Organon. Universidade de Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras. Vol. 1, n. 1, Porto Alegre: UFRGS, 2011.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa. Coordenação de Marina Baird Ferreira e Margarida dos Anjos; ilustrações Alex Sande. 2ª ed. Curitiba: Positivo, 2011.

GOMES, P. V. N. O processo de aquisição lexical na infância e a metalexicografia do dicionário escolar. (tese de doutorado) Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

HERNÁNDEZ, Humberto. El diccionario en la enseñanza de E.L.E. (Diccionarios de Español para extranjeros). ASELE. Actas XI (2000).

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Aguiar, R. da S. (2017). O DICIONÁRIO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1329

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar