ALGORITMO: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O ENSINO DE ALGORITMO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Algoritmo é uma disciplina introdutória em cursos de programação na qual o aluno desenvolve o pensamento computacional na resolução de problemas. O estudo de algoritmo faz parte de várias ementas de cursos de graduação, porém com a implementação de cursos técnicos em informática na Rede Federal de Ensino a disciplina Algoritmo também passou a fazer parte do currículo do ensino médio, assim a forma de abordar o conteúdo dessa disciplina deve ser revista, pois o público é outro. Buscando encontrar estudos que tratam do processo de ensino-aprendizagem da disciplina Algoritmo para alunos do ensino médio, foi efetuado um mapeamento sistemático utilizando a ferramenta de busca Google Acadêmico. Neste trabalho foram relacionados os principais problemas que motivaram os estudos selecionados, um levantamento das tecnologias empregadas nesses estudos para o contexto do ensino médio, e o levantamento das principais teorias e técnicas empregadas nos estudos primários selecionados. O resultado desta pesquisa pode ser utilizado como fonte de informação onde se encontram os possíveis estudos na área, bem como fonte para pesquisas futuras.
Referências
ASCENCIO, Ana Fernanda G.; CAMPOS, Edilene A. V. Fundamentos da programação de computadores: algoritmos, Pascal, C/C++ e Java.2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
FORBELONE, A. L. V., EBERSPACHER, H. F. Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. São Paulo: Makron Books, 2000.
KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele UK Keele Uni-versity, v. 33, n. TR/SE-0401, p. 28, 2004.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing Systematic Literature Re-views in Software Engineering, 2007.
CAPES. Portal de Periódicos CAPES/MEC. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 05.Jan.2015.
GOOGLE Acadêmico. Sobre o Google Acadêmico. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/intl/pt-BR/scholar/about.html/>. Acesso em: 5 jan. 2015.
MENDELEY. Release Notes for Mendeley Desktop v1.13.8. Disponível em: <http://www.mendeley.com/release-notes/v1_13.8/>. Acesso em: 5 jan. 2015.
GIACOMELLI, H.G.T.; VANNI, R.M.P. Aprendizagem de lógica de programação por alu-nos de escolas públicas municipais. 3o Seminário de Iniciação Científica IFSP–Campus Arara-quara, 2014, p. 7-8.
SANTOS, J. S. N.; VANNI, R. M. P. Projeto de ensino de lógica de programação em escolas públicas municipais de Araraquara. 3o Seminário de Iniciação Científica IFSP – Campus Araraquara, 2014, p. 8.
BUGADA, L.S.; VANNI, R.M.P. Aprendizagem de lógica de programação por alunos do ensino fundamental sem o uso de computador. 3o Seminário de Iniciação Científica IFSP – Campus Araraquara, 2014, p. 10.
AVILA, A.; DIAS, M. Sistemas tutoriais inteligentes em álgebra relacional e banco de dados nos cursos de tecnologia da informação. Proceedings of International Conference on En-gineering and Computer Education, 2013.
BARATO, J. N. Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico. Boletim Téc-nico SENAC, v. 37, nº 3, 2011, p. 19-29.
BARCELOS, T.S.; SILVEIRA, I.F. Pensamento Computacional e Educação Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica. XX Workshop sobre Educação em Computração (WEI), 2012.
BARCELOS, T.S.; MUÑOZ,R.; SILVEIRA,F.S. IHC no ensino técnico: dois relatos de experiência. Workshop sobre Ensino de IHC, 2013.
BARROS, R. Evolução, avaliação e validação do software roboeduc. Dissertação de Mes-trado em Ciências-UFRN, Natal, RN, 2011.
GOMES, T.C.S; De MELO, J.C.B. Mobile Learning: Explorando Possibilidades com o App Inventor no Contexto Educacional. 3ª. Jornada de Atualização em Informática na Educa-ção(JAIE), 2014, p. 42-69.
COSTA, G.; BARCELOS, T.S.; MUÑOZ, R.; NÖEL, R.; OLIVEIRA, I. Construindo joga-bilidade: como a percepção dos jogadores afeta o desenvolvimento de jogos em um contexto escolar. SBGames, 2013, p. 46-55.
Da SILVA, T. S. C.; Da SILVA, A. S. C.; De MELO, J.C. B. Ensino de algoritmo a nível médio utilizando música e robótica: uma abordagem lúdica. XIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2011.
De FRANÇA, R.S.; Da SILVA, W.C.; Do AMARAL, H.J.C. Despertando o interesse pela ciência da computação: práticas na educação básica. International Conference on Engineering and Computer Education, 2013, p. 282-286.
De FRANÇA, R.S.; Do AMARAL, H.J.C. Prototipação rápida de aplicação interativa - uma experiência no domínio educacional. International Conference on Engineering and Compu-ter Education, 2013, p. 160-164.
DIM, C.A.; Da ROCHA, F.E.L. APIN: uma ferramenta para aprendizagem de lógicas e estímulo do raciocínio e da habilidade de resolução de problemas em um contexto computa-cional no ensino médio. XIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2011.
FORIGO, F.M.; FELIX, J.L.P. Um ambiente de programação pascal para ensino de ma-temática ensino de ciência da computação na educação básica: experiências, desafios e possi-bilidades. I Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2010.
GOMES, T.C.S.; De MELO, J.C.B. O pensamento computacional no ensino médio: uma abordagem Blended-Learning. XXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2013, p. 651-660.
GOULART, R.F. Medida de habilidade em programação funcional via modelagem de Rasch com validação dicotômica. Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica-UF Uberlândia, Uberlância, MG, 2012.
ISOTANI, S.; BRANDÃO, L.O. O papel do professor e do aluno frente ao uso de software de geometria interativa: iGeom. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 27, nº 45, 2013, p. 165-192.
MARTINS, F.N.; OLIVEIRA, H.C.; OLIVEIRA, G.F. Robótica como meio de promoção da interdisciplinariedade no ensino profissionalizante. III Workshop de Robótica Educacional, 2012.
SCAICO, P.D.; LOPES, D.; AZEVEDO, M.A.; Da SILVA, C.; MENDES NETO, S.V.; FALCÃO, E.S.F. Implementação de um jogo sério para o ensino de programação para alunos do ensino médio baseado em m-learning. XX Workshop sobre Educação em Computração (WEI), 2012.G. R. Andrews, F. B. Schneider. Concepts and Notations for Concurrent Program-ming. Computing Surveys. 15(2):3-43, 1983.
De FRANÇA, R.S.; Da SILVA, W.C.; Do AMARAL, H.J.C. Ensino de ciência da computação na educação básica: experiências, desafios e possibilidades. XX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2012.