AVALIAÇÃO DE MODELO ANATÔMICO DE CRÂNIO DE CÃO (CANIS LUPUS FAMILIARIS) NA APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Jociel Antonio Gonçalves Secretaria de Estado da Educação de Rondônia - SEDUC/RO

Resumo

No ensino médio, a morfologia animal é ensinada como parte da disciplina biologia, cuja principal proposta é mostrar como o conhecimento pode contribuir para ampliar nossa compreensão do mundo natural e de suas transformações, ao mesmo tempo que considera o homem como um indivíduo e como parte do universo. Em muitas escolas do Brasil, não existem laboratórios para aulas práticas ou poucas escolas têm um, mas sua estrutura não é adequada. Os alunos vêem a biologia como uma disciplina chata, cheia de nomes e ciclos para memorizar. Como fazer as aulas de biologia mais atrativas, participativas e capazes de atrair a atenção dos alunos? Este estudo avaliou o efeito de um modelo anatômico de resina de um crânio de carnívoro (MARCC) no processo de ensino-aprendizagem. A eficácia deste modelo foi comparada com uma imagem de um crânio e com crânio verdadeiro. O modelo em resina foi construído no Laboratório de Anatomia Animal da Universidade Federal do Acre - UFAC (Campus Rio Branco), e a análise de seu uso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Artur da Costa e Silva (Rondônia). Trinta alunos do 2º ano participaram da pesquisa. Eles foram divididos em três grupos ensinados com três suportes diferentes: (a) uma imagem do crânio de um cão, (b) o crânio de um cão em resina e (c) um crânio real do cão. Os estudantes foram convidados a preencher um questionário detalhado aplicado antes das aulas teóricas e práticas e, após essas aulas. Os resultados indicaram que os alunos que trabalharam com a imagem alcançaram as piores pontuações. Os alunos que usaram modelos tridimensionais (resina ou crânios naturais) obteveram desempenho estatisticamente semelhante. Comparando-se os modelos tridimensionais, considerou-se o modelo em resina mais viável para ser utilizado em salas de aula de biologia. 

Biografia do Autor

Jociel Antonio Gonçalves, Secretaria de Estado da Educação de Rondônia - SEDUC/RO

Graduado em Pedagogia e em Ciências Naturais e Biologia. Especialização em Educação Ambiental. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Professor de Biologia da Rede Estadual de Rondônia.

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Publicado

2017-07-17

Como Citar

Gonçalves, J. A. (2017). AVALIAÇÃO DE MODELO ANATÔMICO DE CRÂNIO DE CÃO (CANIS LUPUS FAMILIARIS) NA APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1052

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas