EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DECOLONIALIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

O QUE DIZEM AS RECENTES PESQUISAS ACADÊMICAS?

Autores

  • Alberto Lopo Montalvão Neto Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Palavras-chave:

Ensino de História, História e Cultura Africana, Decolonialidade

Resumo

O Brasil é um país marcado pela colonialidade, o que implica que há uma série de relações de poder históricas, que subalternizam povos e criam desigualdades sociais relevantes. Nesse cenário, o Ensino de História no âmbito escolar torna-se um profícuo meio de conscientização, caracterizando como um modo de propiciar outros modos de pensar as nossas formas de “ser” e “estar” no mundo. Considerando que estudiosos, educadores e movimentos sociais atuam fortemente para garantir um ensino que valorize a História e Cultura Africana, e que, ao longo dos anos, tais ações culminaram na elaboração de leis, por exemplo, a Lei nº 10.639/03, torna-se relevante compreender como pesquisas, no âmbito da Educação, têm dialogado com práticas decoloniais. Nesse sentido, objetivamos compreender de qual maneira o pensamento decolonial tem influenciado práticas e reflexões, teóricas e metodológicas, a respeito do Ensino de História, com vistas a apontar possíveis desafios, dificuldades e perspectivas diante das colonialidades e de poderes que, historicamente, atravessam e conformam o pensamento do sul global. Para isso, optamos por uma pesquisa do tipo bibliográfica, analisando a produção acadêmica na interface da Educação para as Relações Étnico-Raciais com os estudos decoloniais e anticoloniais, considerando, neste último caso, relações com questões próprias à diáspora africana. Com base em nossos resultados, consideramos que as pesquisas encontradas nesta revisão de literatura ressoam de forma uníssona pelo retomar da História afrodiaspórica como uma forma de possibilitar a justiça social e uma educação antirracista no contexto escolar, apontando ainda que, apesar da existência de leis que visam garantir essa retomada histórica na educação, há muito o que se fazer para a sua efetivação, bem como para que se possa atingir outra consciência social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Professor adjunto vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba/MG (ICENE - UFTM). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC).

Referências

BRASIL. LDB. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan.

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: CARNEIRO, Sueli. Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Editora, 2003. p. 49-58.

DUSSEL, Enrique. Meditações anti-cartesianas sobre a origem do anti-discurso filosófico da modernidade. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. p. 283-335.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MONTALVÃO NETO, A. L. Livro didático e a produção acadêmica sobre o ensino de genética: um olhar para as publicações no ENPEC. In: E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB: Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. ed. 1. Campina Grande: Realize Editora, 2021, v. 1, p. 3911-3920.

MONTALVÃO NETO, A. L.; MIGUEL, K. da S.; SIMAS FILHO, J. P.; JUSTINA, L. A. D. A Educação de Jovens e Adultos em um cenário de pandemia: reflexões docentes. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Rio Branco, v. 8, n. 1, p. 352-369, 2021.

MONTALVÃO NETO, A. L.; MORAIS, W. R.; SIMAS FILHO, J. P. Uma abordagem de leitura e escrita no Ensino de Biologia: assunção de autoria e efeitos de sentido sobre a pandemia da COVID-19. DYNAMIS (FURB), Blumenau, v. 27, n. 2, p. 152-174, 2021.

MONTALVÃO NETO, A. L.; SILVA FILHO, J. G.; ROCHA, G. G. S. Notas sobre contextos pandêmicos: Reflexões a partir de políticas de morte representadas na série animada Monster. Revista Forproll, Diamantina, v. 5, Ed. Esp., p. 188-208, 2021.

MONTALVÃO NETO, A. L.; MIGUEL, K. da S.; JUSTINA, L. A. D. A produção acadêmica sobre imagens em livros didáticos: um olhar para o ENPEC. AONDÊ: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, Araras, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2022.

NUNES, D. F.; SILVA, V. H. dos S.; MOREIRA, Leonardo Maciel. A Educação Básica macaense à luz da lei nº 10.639/03. Revista África e Africanidades, v. 13, n. 34, maio 2020.

QUIJANO, A. Colonialidady Modernidad racionalidad. In: BONILLO, H. (org.). Los conquistados, Bogotá: Tercer Mundo Ediciones; FLACSO, 1992. p. 437-449.

SILVA, Andressa Queiroz da; ROCHA, Flávia Rodrigues Lima da. Formações de professores e a lei 10.639/03: por uma descolonização do (s) saber (es) na escola. Em Favor de Igualdade Racial, Rio Branco, v. 3 n. 1, p. 2-20, ago./jan. 2020.

SILVA FILHO, J. G.; MONTALVÃO NETO, A. L.; ROCHA, G. G. S. A produção acadêmica sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em meio a pandemia da COVID-19: perspectivas e tendências. In: SCHÜTZ, J. A. et al. Escritos de educação: perspectivas e tendências, ed. 1. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2020, v. 2, p. 203-216.

ZAPATA, Claudia. El giro decolonial. Consideraciones críticas desde América Latina. Pléyade, Santiago, n. 21, p. 49-71, 2018.

ZARBATO, Jacqueline Aparecida M. Ensino de história, formação docente e saber histórico escolar: reflexões sobre a educação histórica nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, v. 8, n. 1, jan./jun., 2015.

WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Education Policy Analysis Archives, v. 26, p. 83-83, 2018.

Downloads

Publicado

2025-03-21

Como Citar

Montalvão Neto, A. L. (2025). EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DECOLONIALIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O QUE DIZEM AS RECENTES PESQUISAS ACADÊMICAS?. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(2), 05–18. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/8276

Edição

Seção

ARTIGOS