REDES SOCIAIS DO NEABI/UFAC
Foco e Escopo
A Revista Em Favor de Igualdade Racial tem como escopo a publicação de manuscritos relacionados ao campo da promoção de igualdade racial de forma interdisciplinar, resultantes de pesquisas, estudos teóricos e problematizações sobre assuntos voltados para promover as populações negra e indígena e ampliar a luta contra o racismo, desde que sejam trabalhos científicos/acadêmicos originais, incentivando a pesquisa e o debate centrado nas relações raciais. A política editorial de Em Favor de Igualdade Racial considera as seguintes categorias para avaliação dos textos: relevância acadêmica, vínculo com a temática, conteúdo e forma. A Revista Em Favor de Igualdade Racial não cobra qualquer valor para a publicação de artigos. Atualmente conta apenas com o apoio institucional dos membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), Destaca-se como Revista institucional plural e decolonial, com valorização das diferenças e dos valores históricos e culturais que foram por séculos silenciados pelo discurso colonizador europeu. A Revista Em Favor de Igualdade Racial aceita textos em forma de artigos, resenhas e relatórios finais de pesquisa.
Público Alvo
O público alvo para a autoria é de profissionais, estudantes e pesquisadores(as) da temática étnico-racial. E o público alvo para consumo da revista são todos(as) aqueles(as) que se interessam em conhecer melhor as relações raciais e se apropriarem deste conhecimento como arma na luta antirracista tão necessária e urgente em nosso país.
Vínculos
A Revista Em Favor de Igualdade Racial é uma produção do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), que além de ser um núcleo administrativo da Universidade Federal do Acre é também um grupo de pesquisa registrado e certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que tem em muitos de seus membros a formação do corpo de colaboradores da revista. Além disso, este periódico tem sua história extremante vinculada ao Laboratório de Pesquisa Observatório de Discriminação Racial da Área de História da Universidade Federal do Acre, que tem entre suas atribuições produzir conteúdo para este periódico como resultado de suas pesquisas, em que professores orientam e alunos (bolsistas e voluntários) produzem artigos, resenhas e entrevistas, dentre outros, como resultados de suas pesquisas, para serem publicadas neste periódico. Vincula-se também ao evento acadêmico Em Favor de Igualdade Racial e a seus Grupos de Trabalho, nos quais pesquisadores(as) fazem comunicações orais de pesquisas ainda em proposição, em andamento e/ou concluídas e são convidados(as) a publicarem seus textos completos em formato de artigo na revista. Por fim, este períodico é vinculado ao movimento negro, sobretudo ao Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), que tem suas produções publicadas nesta revista.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos devem ser enviados a Comissão Editorial para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Em caso de desacordo com as normas pré-decididas pela Comissão Editorial, os trabalhos não serão publicados na revista.
O processo avaliativo dos trabalhos submetidos na Revista Em Favor de Igualdade Racial ocorre de forma completamente anônima, tanto por parte dos autores, quanto dos avaliadores e revisores de língua portuguesa. Todos os textos serão submetidos a pareceristas externos e internos (sistema "de dupla cega"), que receberão os textos sem a identificação dos autores. Caso haja divergências entre os pareceristas o trabalho será enviado a um terceiro avaliador para um novo parecer. A publicação poderá ser condicionada a adequações solicitadas pelos Editores Técnicos da revista.
Periodicidade, Prazos e Cronograma
O periódico Em Favor de Igualdade Racial tem sua publicação quadrimestral, com três números anuais. Seguindo os prazos do cronograma abaixo.
Histórico do Periódico
Este periódico surgiu como decisão política de um grupo de pesquisadores(as) e atuantes do movimento negro educador e acadêmico do estado do Acre, que buscou incentivar os participantes dos Grupos de Trabalho da Semana em Favor de Igualdade Racial, evento acadêmico que ocorre na Universidade Federal do Acre desde 2015, a publicarem suas pesquisas apresentadas em forma de comunicação oral neste espaço que lhes é próprio. A Revista Em Favor de Igualde Racial (Refir) teve sua primeira publicação em agosto de 2018, se esforçando para desde então manter sua periodicidade semestral. Aderindo ao indexador do Google Scholar em maio de 2020, período este em que se inscreveu em outros indexadores que precisam de algum tempo para indexar a revista. No segundo semestre de 2019 a revista passou a cobrar Abstracts de seus autores e no primeiro semestre de 2020 a revista passou a contar com duas revisoras de Abstracts. Em 2019 a revista fez sua primeira chamada pública, uma vez que em 2018 contou apenas com textos de autores(as) convidados durante o evento da Semana em Favor de Igualdade Racial de 2017 e com as produções dos membros do Laboratório de Pesquisa Observatório de Discriminação Racial. Em 2020, a revista ampliou sua diversidade regional por meio de sua segunda chamada pública e passou a profissionalizar-se mais, usando por completo seu sistema para recebimentos e envios de comunicações e de textos. Além disso, em 2020 a Refir passou a contar com um corpo de revisores de Língua Portuguesa, ampliando imensamente a qualidade de seus textos. Ainda em 2020, devido ao grande volume de textos recebidos em suas chamadas, a Refir passou a ser quadrimestral. Já em 2022, de acordo com a "Avaliação Quadrienal 2017-2020 da Capes", nossa revista recebe a qualificação de Qualis B1, caracterizando-se como uma revista acadêmica de excelência nacional, em prol da construção de saberes em torno das relações étnico-raciais, bem como de uma educação antirracista e uma sociedade mais justa e equanime.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento ao público oferece maior democratização mundial do conhecimento.
Taxas para Submissão e Publicação de Textos
A Revista em Favor de Igualdade Racial não cobra nehuma taxa por textos publicados e, tampouco, pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
Contato
E-mail: emfavordeigualdaderacial@gmail.com
Celular: Profa. Dra. Flávia Rodrigues Lima da Rocha – (068) 99974-5156