Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Em Favor de Igualdade Racial é um periódico de publicação digital, gratuito e semestral. Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), que existe como grupo de pesquisa certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e unidade administrativa dentro da Ufac e em colaboração com docentes de outras instituições de ensino. Assim, a Revista Em Favor de Igualdade Racial tem como escopo a publicação de manuscritos relacionados ao campo da promoção de igualdade racial de forma interdisciplinar, resultantes de pesquisas, estudos teóricos e problematizações sobre assuntos voltados para promover as populações negra e indígena e ampliar a luta contra o racismo, desde que sejam trabalhos científicos/acadêmicos originais, incentivando a pesquisa e o debate centrado nas relações raciais. Após ser previamente avaliado pela Equipe Editorial a respeito dos critérios editoriais da revista e questões de Língua Portuguesa e Inglesa, cada texto é enviado para ser avaliado pelo sistema às cegas aos/às pareceristas, que avaliarão levando em conta critérios conceituais e teórico-metodológicos do texto. O sistema cego garante que pareceristas tenham seus nomes mantidos sob sigilo, assim como autores/as, cujos nomes serão omitidos para pareceristas no processo de avaliação. Pareceristas recomendarão a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Em caso de reformulação, autores/as reenviam os textos, que retornam aos/às pareceristas para avaliação final. A política editorial de Em Favor de Igualdade Racial considera as seguintes categorias para avaliação dos textos: relevância acadêmica, vínculo com a temática, conteúdo e forma. A Revista Em Favor de Igualdade Racial não cobra qualquer valor para a publicação de artigos. Atualmente conta apenas com o apoio institucional dos membros do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), sobretudo do Laboratório de Pesquisa Observatório de Discriminação Racial da Área de História da Universidade Federal do Acre, que tem entre suas atribuições produzir conteúdo para este periódico como resultado de suas pesquisas. Destaca-se como Revista institucional plural e decolonial, com valorização das diferenças e dos valores históricos e culturais que foram por séculos silenciados pelo discurso colonizador europeu.

Público alvo

Profissionais, estudantes e pesquisadores/as da temática étnico-racial.

Vínculos

A Revista Em Favor de Igualdade Racial está vinculada ao Laboratório de Pesquisa Observatório de Discriminação Racial da Área de História da Universidade Federal do Acre, que tem entre suas atribuições produzir conteúdo para este periódico como resultado de suas pesquisas, em que professores orientam e alunos (bolsistas e voluntários) produzem artigos, resenhas e entrevistas, dentre outros, como resultados de suas pesquisas, para serem publicadas neste periódico. Vincula-se também ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac), que além de ser um núcleo administrativo da Universidade Federal do Acre é também um grupo de pesquisa registrado e certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que tem em muitos de seus membros a formação do corpo de colaboradores da revista. Além disso, este periódico tem sua história extremante vinculado ao evento acadêmico Em Favor de Igualdade Racial e a seus Grupos de Trabalho, nos quais pesquisadores/as fazem comunicações de pesquisas ainda em proposição, em andamento e/ou concluídas, em forma de comunicação oral e são convidados/as a publicarem seus textos completos em formato de artigo na revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos deverão ser enviados a Comissão Editorial para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Em caso de desacordo com as normas pré-estabelecidas pela Comissão Editorial, os trabalhos não serão publicados na revista.

Periodicidade

O periódico Em Favor de Igualdade Racial tem sua publicação semestral, com dois números anuais. Seguindo os prazos do cronograma abaixo.

  • Primeiro semestre: edição janeiro a junho – publicado até 30 de junho.
  • Segundo semestre: edição julho a dezembro – publicado até 30 de novembro.

Histórico do Periódico

Este periódico surgiu como decisão política de um grupo de pesquisadores/as e atuantes do movimento negro educador do estado do Acre, que buscou incentivar os participantes dos Grupos de Trabalho da Semana em Favor de Igualdade Racial, evento acadêmico que ocorre na Universidade Federal do Acre desde 2015, a publicarem suas pesquisas apresentadas em forma de comunicação oral neste espaço que lhes é próprio. A Revista Em Favor de Igualde Racial teve sua primeira publicação em agosto de 2018, se esforçando para desde então manter sua periodicidade semestral. Aderindo ao indexador do Google Scholar em maio de 2020, período este em que se inscreveu em outros indexadores que precisam de algum tempo para indexar a revista. No segundo semestre de 2019 a revista passou a cobrar Abstracts de seus autores e no primeiro semestre de 2020 a revista passou a contar com uma revisora de Abstracts. Em 2019 a revista fez sua primeira chamada pública, uma vez que em 2018 contou apenas com textos de autores/as convidados durante o evento da Semana em Favor de Igualdade Racial de 2017 e com as produções dos membros do Laboratório de Pesquisa Observatório de Discriminação Racial. Em 2020, a revista ampliou sua diversidade regional por meio de sua segunda chamada pública e passou a profissionalizar-se mais, usando por completo seu sistema para recebimentos e envios de comunicações e de textos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Contato

E-mail: emfavordeigualdaderacial@gmail.com

Celular: Profª Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha – (068) 99974-5156 e (041) 99276-5156