Ética

Princípios éticos que regem o trabalho da Revista Em Favor de Igualdade Racial

Da parte dos autores

Fontes e dados utilizados para a produção do texto

Os autores devem apresentar com exatidão as fontes trabalhadas e a organização de dados que realizou a partir destas.

Precisão do texto

Os textos publicados pela REFIR devem sempre ser precisos e objetivos; artigos, resenhas e editoriais devem ser devidamente identificados como tal.

 

Originalidade e plágio

Os autores devem assegurar que tenham escrito textos totalmente originais, e se os mesmos usarem o trabalho e/ou palavras de outros, é preciso que o texto apresente a devida citação. O plágio pode ser caracterizado de diversas formas, indo desde a cópia de fragmentos de outros textos até o uso de resultados de pesquisa de membros do mundo acadêmico. Em todas as suas formas, o plágio constitui um comportamento de publicação antiético, sendo inaceitável.

 

Erros básicos em trabalhos publicados

Quando o autor descobre um erro significante ou uma imprecisão no seu trabalho já publicado, é o dever do autor notificar imediatamente o editor do periódico, e cooperar com o mesmo para retratar ou corrigir o trabalho. Se o editor descobrir por terceiros que um trabalho publicado contém erros significativos, é obrigação do autor imediatamente retratar ou corrigir o trabalho, ou providenciar evidência para o editor sobre a exatidão do texto original.

 

Da parte do Comissão Editorial

 

Decisões de Publicações

O editor de um periódico de revisão por pares é responsável pela decisão de quais artigos apresentados ao periódico serão publicadas. A validação do trabalho em questão e a sua importância para pesquisadores e leitores deve sempre ser o que impulsiona tais decisões. O editor pode ser guiado pelas políticas do comitê editorial do periódico e limitado pelos requisitos legais vigentes em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio.

 

Imparcialidade editorial

Um editor deve avaliar manuscritos por seu conteúdo intelectual sem distinção de sua raça, gênero, orientação sexual, crenças religiosas, origens étnicas, cidadania, ou filosofia política dos autores.

 

Confidencialidade

O editor ou qualquer outra pessoa da equipe editorial não devem divulgar quaisquer informações sobre um manuscrito apresentado, a não ser para o correspondente autor, revisores, colaboradores potenciais e outros conselheiros editoriais, conforme o caso.

 

Da parte dos pareceristas/ Revisores de texto

Contribuições para decisões editoriais

A revisão por pares auxilia o editor ao tomar as decisões editoriais, e o editor, através da comunicação com o autor, pode trazer melhorias para o próprio trabalho. A revisão por pares é um componente essencial da comunicação acadêmica formal.

 

Prontidão

Qualquer parecerista selecionado que se sente desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um texto, ou que tem conhecimento de que sua revisão rápida será impossível, deverá notificar ao editor e pedir que seja retirado do processo de revisão.

 

Confidencialidade

Qualquer texto recebido para revisão deve ser tratado como documento confidencial. Os trabalhos não devem ser mostrados ou discutidos com outros a não ser que possuam autorização do editor.

 

Padrões de objetividade

Revisões devem ser conduzidas objetivamente, a partir de pontos de vista explícitos e sustentados cientificamente.