ADOLESCENTES NEGROS E A CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA NO BRASIL
Palavras-chave:
Racismo estrutural, Adolescentes em conflito com a lei, Exclusão socialResumo
Este estudo investiga as trajetórias de adolescentes negros em conflito com a lei no Brasil, destacando como o racismo estrutural, a exclusão social e práticas punitivas impactam suas vivências. Utilizando uma abordagem qualitativa, o trabalho combina revisão bibliográfica e documental, embasando-se nos conceitos de controle social de Michel Foucault e nas análises de racismo estrutural de Angela Davis. Os resultados evidenciam que a criminalização da pobreza intensifica a seletividade penal de adolescentes negros no sistema socioeducativo, perpetuando ciclos de estigmatização e exclusão social. Embora existam avanços normativos, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ainda persistem barreiras significativas à reintegração social e ao acesso a direitos fundamentais. Esse cenário reflete a omissão do Estado e da sociedade em garantir a proteção integral desses adolescentes. O artigo discute as contradições entre as políticas públicas teóricas e sua aplicação prática, enfatizando a urgência de medidas concretas que rompam o ciclo de marginalização. Propõe-se a implementação de políticas integradas e inclusivas que promovam a inclusão social, uma educação emancipatória e o enfrentamento ao racismo estrutural. Por fim, o texto ressalta a importância de valorizar as narrativas dos próprios adolescentes em futuras pesquisas, ampliando a compreensão de suas vivências e fortalecendo estratégias para transformar suas trajetórias em direção a uma sociedade mais justa e equitativa.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Hommo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
AMORIM, Sandra Maria Francisco de. Violência e sociedade: os (des)caminhos da adolescência. In: PAES, Paulo C. Duarte; AMORIM, Sandra Maria Francisco de. Adolescentes em conflitos com a lei: fundamentos e práticas da socioeducação. Campo Grande/MS: Editora UFMS, 2010.
BATISTA, Vera Malaguti. As tragédias dos bairros onde moram. Rio de Janeiro/RJ: Transversos: Revista de História, n. 12, abr. 2018.
BRANDÃO, Ellen Cristina Carmo Rodrigues; FERRAZ, Hamilton Gonçalves. 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: reflexões e perspectivas. Boletim IBCCRIM, ano 28, nº 337, dez. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília-DF, 05 out. 1988.
BRASIL. Lei Nº 8.069 de junho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União. Brasília, p.13.563, 16 jun. 1990.
BRASIL. Unicef é contra a redução da maioridade penal. Unicef Brasil. 18 mar. 2015.
DAVIS, Angela. Estarão as prisões obsoletas? Tradução de Marina Vargas. 1. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2018.
FERRAZ, Hamilton Gonçalves. Por um realinhamento dogmático da culpabilidade no Direito Penal Juvenil. 231 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Direito, Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2016.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo/SP: FBSP, 2024.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
MILANI, Janaina Ohlweiler. A educação escolar como medida socioeducativa de adolescentes em conflito com a lei: uma arqueogenealogia de suas condições de possibilidade. 124f. Dissertação (Mestrado Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Grande Dourado (UFGD). Grande Dourado/MS, 2018.
OLIVEIRA, Benedito Adalberto Boletta de. Uma visão crítica da política do menor. Brasília: Psicologia, Ciência e Profissão, 1988. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/pcp/a/86KqB4KLZ6kvMvfJRPNfdjM/. Acesso em: 19 jan. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Plataforma Agenda 2030. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. s.d. Acesso em: 9 de dez. de 2023.
PASSETI, Edson. Crianças carentes e políticas públicas. In: PRIORI, Mary Del (org.). A história das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007.
PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora Unesp; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
RABELO, Nair. Universidades: o que são e para que servem? (Dossiê). Revista DARCY – Revista de Jornalismo Científico e Cultural da Universidade de Brasília, Brasília/DF, Ed. 23, jul.-dez., 2019.
SANTOS, Catia Cristina da. Adolescência, pobreza e marginalidade: reflexões críticas e uma perspectiva humanizada da medida socioeducativa de privação de liberdade. Revista da Emeron, Porto Velho, v. 28, n. 71, 2021. 2024.
SANTOS, Marcos André Couto. A efetividade das normas constitucionais. Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 37, n. 147, p. 1-14, jul.-dez., 2000.
ZACCONE, Orlando. Acionistas do nada: quem são os traficantes de drogas. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl; TAVARES, Juarez. Colonização punitiva e totalitarismo financeiro: a criminologia do ser-aqui. 6. ed. Rio de Janeiro: Da Vinci Livros, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mateus Magalhães da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.