EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO SERTÃO ALAGOANO

POR UMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Autores

  • Raí Duarte Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Experiências, Educação Quilombola, Educação Antirracista

Resumo

O referido artigo versa sobre um relato de experiências pedagógicas de cunho antirracista no decorrer dos dois anos em que tive a oportunidade de exercer a função de coordenador pedagógico numa escola pública da esfera municipal do sertão alagoano, localizada entre as comunidades quilombolas Gameleiro e Guarani, ambas já certificadas pela Fundação Cultural Palmares há uma década. Este esboço busca não somente divulgar as produções exitosas realizadas pela unidade de ensino no que concerne à diversidade étnico-racial já previstas no plano de ação anual, mas refletir sobre a Educação Quilombola. Para este artigo, utilizar-se-á uma pesquisa de natureza qualitativa com principais aportes teóricos dos estudiosos Clóvis Moura; Kabengele Munanga; Ana Paula Brandão; José Maurício Arruti, Edison Carneiro, Zezito de Araújo, além das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, que serão necessárias para aprofundamento dos debates. Nesta perspectiva, serão expostos os projetos didáticos que a unidade realizou ao longo destes dois últimos anos voltados para o respeito à história afro-brasileira, levando toda a comunidade escolar à conscientização, à luta e à abolição de todas as formas de preconceito e racismo, pois acredito que, por meio da educação, a sociedade será mais igualitária e justa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raí Duarte Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professor da Educação Básica na Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo de Olho d'Água das Flores – AL. Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores da Universidade Federal de Alagoas (PPGEFOP/UFAL). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Letras Português pelo Claretiano Centro Universitário e em Letras Inglês pela UniBF Centro Universitário.

Referências

ACOSTA, Pablo. A educação como ferramenta para combater o racismo. Folha de São Paulo: 2022.

ALAGOAS. Referencial Curricular da Educação Básica para as Escolas Públicas de Alagoas. Maceió: SEE, 2010.

ALAGOAS. Estudo sobre as comunidades Quilombolas de Alagoas. Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. Maceió: SEPLAG, 2015.

ARAÚJO, Zezito. Quilombos dos Palmares: negociações e conflitos. 2ª ed. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2021.

ARRUTI, José Maurício. Conceitos, normas e números: uma introdução à educação escolar quilombola. Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 23, jan/abr de 2017.

ASSIS, José Santino de [et al]. Novo atlas escolar Alagoas: estudo geo-histórico e cultural. 1 ed. Maceió: M Veras, 2021.

BRANDÃO, Ana Paula. Saberes e fazeres, v.1: modos de ver - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

BRASIL, Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Lei nº 10.639, de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, Seção 1, p.1, 9 jan. 2003.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: 2004.

BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 8, de 20 de novembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2012.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília: 2012.

CARNEIRO, Edison. O Quilombos dos Palmares. São Paulo: Editora Nacional, 1946.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FURTADO, Maria Cristina. Pretinho, meu boneco querido. São Paulo: Editora do Brasil, 1991.

GUIMARÃES, Vilma [et al.]. Por uma educação antirracista: trilhos da alfabetização (Pará) / Rio de Janeiro: FGV/DGPE, 2023.

GOMES, Flávio dos Santos. De olho em Zumbi dos Palmares: histórias, símbolos e memória social. 1ª ed. São Paulo: Claro Enigma, 2011.

GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei no 10.639/03: breves reflexões. In: Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres / [organização Ana Paula Brandão]. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.

LODY, Raul. A herança africana está por toda parte. In: BRANDÃO, Ana Paula. Saberes e fazeres, v.1: modos de ver - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

MOURA, Clóvis. 300 Anos de Zumbi dos Palmares. São Paulo: Nívia, 1995.

MOURA, Clóvis. Quilombos: resistência ao escravismo. 5ª ed. - Teresina: EdUESPI, 2021.

MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, São Paulo (28): 56 -63, DEZEMBRO/FEVEREIRO 95/96.

OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. O programa etnomatemática e as possibilidades de implementação da lei nº 10.639/03. In: BRANDÃO, Ana Paula. Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.

PAIXÃO, Marcelo. Desigualdade nas questões racial e social. In: BRANDÃO, Ana Paula. Saberes e fazeres, v.1: modos de ver - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

Downloads

Publicado

2025-03-21

Como Citar

Silva, R. D. (2025). EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO SERTÃO ALAGOANO: POR UMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 8(2), 232–243. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/7846

Edição

Seção

ARTIGOS