EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DO SERTÃO ALAGOANO
POR UMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
Palavras-chave:
Experiências, Educação Quilombola, Educação AntirracistaResumo
O referido artigo versa sobre um relato de experiências pedagógicas de cunho antirracista no decorrer dos dois anos em que tive a oportunidade de exercer a função de coordenador pedagógico numa escola pública da esfera municipal do sertão alagoano, localizada entre as comunidades quilombolas Gameleiro e Guarani, ambas já certificadas pela Fundação Cultural Palmares há uma década. Este esboço busca não somente divulgar as produções exitosas realizadas pela unidade de ensino no que concerne à diversidade étnico-racial já previstas no plano de ação anual, mas refletir sobre a Educação Quilombola. Para este artigo, utilizar-se-á uma pesquisa de natureza qualitativa com principais aportes teóricos dos estudiosos Clóvis Moura; Kabengele Munanga; Ana Paula Brandão; José Maurício Arruti, Edison Carneiro, Zezito de Araújo, além das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, que serão necessárias para aprofundamento dos debates. Nesta perspectiva, serão expostos os projetos didáticos que a unidade realizou ao longo destes dois últimos anos voltados para o respeito à história afro-brasileira, levando toda a comunidade escolar à conscientização, à luta e à abolição de todas as formas de preconceito e racismo, pois acredito que, por meio da educação, a sociedade será mais igualitária e justa.
Downloads
Referências
ACOSTA, Pablo. A educação como ferramenta para combater o racismo. Folha de São Paulo: 2022.
ALAGOAS. Referencial Curricular da Educação Básica para as Escolas Públicas de Alagoas. Maceió: SEE, 2010.
ALAGOAS. Estudo sobre as comunidades Quilombolas de Alagoas. Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. Maceió: SEPLAG, 2015.
ARAÚJO, Zezito. Quilombos dos Palmares: negociações e conflitos. 2ª ed. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2021.
ARRUTI, José Maurício. Conceitos, normas e números: uma introdução à educação escolar quilombola. Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 23, jan/abr de 2017.
ASSIS, José Santino de [et al]. Novo atlas escolar Alagoas: estudo geo-histórico e cultural. 1 ed. Maceió: M Veras, 2021.
BRANDÃO, Ana Paula. Saberes e fazeres, v.1: modos de ver - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.
BRASIL, Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Lei nº 10.639, de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, Seção 1, p.1, 9 jan. 2003.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: 2004.
BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 8, de 20 de novembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2012.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília: 2012.
CARNEIRO, Edison. O Quilombos dos Palmares. São Paulo: Editora Nacional, 1946.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FURTADO, Maria Cristina. Pretinho, meu boneco querido. São Paulo: Editora do Brasil, 1991.
GUIMARÃES, Vilma [et al.]. Por uma educação antirracista: trilhos da alfabetização (Pará) / Rio de Janeiro: FGV/DGPE, 2023.
GOMES, Flávio dos Santos. De olho em Zumbi dos Palmares: histórias, símbolos e memória social. 1ª ed. São Paulo: Claro Enigma, 2011.
GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei no 10.639/03: breves reflexões. In: Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres / [organização Ana Paula Brandão]. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.
LODY, Raul. A herança africana está por toda parte. In: BRANDÃO, Ana Paula. Saberes e fazeres, v.1: modos de ver - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.
MOURA, Clóvis. 300 Anos de Zumbi dos Palmares. São Paulo: Nívia, 1995.
MOURA, Clóvis. Quilombos: resistência ao escravismo. 5ª ed. - Teresina: EdUESPI, 2021.
MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, São Paulo (28): 56 -63, DEZEMBRO/FEVEREIRO 95/96.
OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. O programa etnomatemática e as possibilidades de implementação da lei nº 10.639/03. In: BRANDÃO, Ana Paula. Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.
PAIXÃO, Marcelo. Desigualdade nas questões racial e social. In: BRANDÃO, Ana Paula. Saberes e fazeres, v.1: modos de ver - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raí Duarte Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.