EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autores

  • Maycon David de Souza Pereira Universidade Federal do Acre
  • Flávia Rodrigues Lima Rocha

Resumo

O racismo no Brasil manifesta-se de diversas formas, perpassando pela idealização da democracia racial, no qual é propagado o mito de que, o país vive num verdadeiro paraíso diversamente racial, assim, ocultando e negando a existência do racismo na sociedade brasileira. Isto posto, e, considerando que o Estado brasileiro constata a existência do racismo na sociedade nacional, surgiu como avanço no combate ao racismo a Lei 10.639/2003, fruto da luta antirracista do Movimento Negro, determinando o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica (BRASIL, 2003), tornando imprescindível a discussão em torno de uma educação antirracista na formação continuada de professoras/es, numa perspectiva decolonial. Compreendendo que, esta formação é uma maneira de expandir a prática pedagógica e os conteúdos disciplinares aos professores(as) que não tiveram uma experiência com a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) em sua formação inicial, dessa forma, ampliando os debates, as construções de conhecimentos e um maior arsenal de saberes, pois, uma educação antirracista não só proporciona bem-estar humano, como também promove a construção saudável da cidadania e da democracia brasileira. (CORENZA, 2018; SILVA; ROCHA, 2020). Essa pesquisa objetiva analisar como a educação antirracista tem sido introduzida na formação continuada de professores(as) no estado do Acre. Seu processo metodológico constitui-se em três fases: levantamento e estudo de referenciais bibliográficos; construção e aplicação de um questionário e/ou roteiro de entrevista destinados aos responsáveis pelas formações continuadas da Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, bem como da Universidade Federal do Acre e do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial; análise e discussão dos dados obtidos. A pesquisa encontra-se em andamento, na primeira fase, após sua finalização espera-se concluir como a educação antirracista vem sendo introduzida nas formações continuadas de professores(as) na Educação Básica do estado do Acre.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Antirracista. Educação das Relações Étnico-Raciais. Formação Continuada. Lei 10.639/2003.

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Maycon David de Souza Pereira, & Rocha, F. R. L. (2020). EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 3(3), 153–168. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/4434