PENSANDO O RACISMO E AÇÕES AFIRMATIVAS

APONTAMENTOS NORTEADORES DE INQUIETAÇÕES DE PESQUISAS

Autores

  • Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque CFCH/UFAC https://orcid.org/0000-0001-5071-5651
  • Diego Manoel Medeiros de Albuquerque MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO ACRE

Resumo

O presente artigo nasce da reunião de apontamentos norteadores a inquietações que pautam a constituição de projeto de pesquisa relacionado ao racismo e as ações afirmativas, tomando o Acre como recorte espacial e a última década marco temporal. Estudam-se os impactos das ações afirmativas no campus sede da Universidade Federal do Acre como combate ao racismo a partir do estado da arte das produções científicas dos alunos cotistas, com fins de analisar as políticas públicas em espaços universitários, empregando como aporte Almeida (2019); Santos (2018); Bolsanello (1996); Serafim e Azeredo (2011); Dias Monteiro (2011). A metodologia de escrita deste trabalho inicia com a contextualização das escravidões negras e indígenas no Brasil, seguindo-se o diálogo sobre o racismo à brasileira e legislação antirracista, depois se apresenta o estudo da aplicabilidade das ações afirmativas na Universidade Federal do Acre por meio da produção científica dos cotistas, adentra-se as possibilidade de ampliação do campo investigativo, encerrando o texto com a ponderações sobre a temática.

 

PALAVRAS-CHAVE: Racismo. Ações afirmativas. Pesquisas.

Biografia do Autor

Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque , CFCH/UFAC

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Acre (1999), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), bacharelado em Direito pela UNINORTE (2009), doutorado em História Social pela USP (2015) . É professora associada nível 1, lotada no CFCH da Universidade Federal do Acre, exercendo atualmente a função de sub-coordenadora do curso de licenciatura em História da UFAC. Foi presidente da Comissão Permanente de Vestibulares da UFAC e Coordenadora do Programa de Extensão Conexões dos Saberes. Atuou como professora formadora e orientadora na Pós-Graduação de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e na Pós-Graduação UNIAFRO. Já lecionou História Antiga, História Econômica, História Moderna, História da América (da colônia aos dias atuais). Atualmente ministra aulas de História do Brasil (da colônia aos dias atuais) na licenciatura e no bacharelado de História e Formação Econômica Social e Política da Amazônia no curso de Jornalismo. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre História e Imprensa Negra, História Ambiental, História e Cidadania.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

Albuquerque , N. B. M. de, & Medeiros de Albuquerque, D. M. (2020). PENSANDO O RACISMO E AÇÕES AFIRMATIVAS: APONTAMENTOS NORTEADORES DE INQUIETAÇÕES DE PESQUISAS. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 3(3), 169–182. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/4374