ENSINO DE HISTÓRIA, ARTE SEQUENCIAL E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’s)

HISTÓRIA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE XINGUARA-PA (ENSINO MÉDIO)

Autores

  • Bernard Arthur Silva UNIFESSPA
  • Yuri Sebastião Sousa Cavalcante UNIFESSPA

Resumo

O presente trabalho apresentará o projeto de extensão “Ensino de História, Arte Sequencial e Histórias em Quadrinhos (HQ’s): História Africana, Afro-Brasileira e Afro-Americana na Educação Básica Pública de Xinguara-PA (Ensino Médio)”. As HQ’s são “um dos principais veículos da Arte Sequencial, que englobaria também os desenhos animados e o cinema”, tendo como principal característica “a transmissão de mensagens através de imagens em sequência” (EISNER, 2001; KRAKHECKE, 2009, p.39-40). Por fim, agregam-se a essa definição, suas ampla aplicabilidade (educação inclusa) e potência pedagógica (melhoramentos nas linguagem, leitura e imaginação) (VERGUEIRO, 2005, p.15-26). A problemática da pesquisa se divide em 2 perguntas: por que as HQ’s podem ser usadas para se ensinar História Afro-Brasileira, Africana e Afro-Americana na Educação Básica Pública de Xinguara-PA (Ensino Médio/EEEM Pedro R. Mota) e, através delas, quais as formas usadas para se aplicar uma Educação das Relações Étnico-Raciais no ambiente escolar, incentivar uma prática antirracista e tolerante no cotidiano das aulas além de proporcionar maior autonomia, participação aos estudantes nas práticas de ensino (SILVA, 2011, p.12-13)? Visando responder essas indagações e alcançar os objetivos propostos, usamos as “Angola Janga” (2017), “Cumbe” (2014) e “O Quilombo Orum Aiê” (2010), HQ’s brasileiras escritas por Marcelo D’Salete e Airton Diniz, junto às norte-americanas “A Fúria do Pantera” (1973), “Cidade Sem Piedade” (2010) e “Luke Cage e Punho de Ferro” (1978), produzidas por Don MacGregor, Chris Claremont e John Arcudi, respectivamente. Entrevistas, fotos, animações, redações e desenhos, gerados ao longo do projeto, também foram analisados. Por fim, de maneira simultânea, dialogaremos com as pesquisas históricas pertinentes aos tópicos mencionados pelos quadrinhos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. História Afro-Brasileira. Quadrinhos Históricos.

 

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

Silva, B. A., & Sebastião Sousa Cavalcante, Y. (2020). ENSINO DE HISTÓRIA, ARTE SEQUENCIAL E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’s): HISTÓRIA AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMERICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE XINGUARA-PA (ENSINO MÉDIO). Revista Em Favor De Igualdade Racial, 3(3), 20–34. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/4194