PRECONCEITO RACIAL
SITUAÇÕES DE DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Este artigo trata de casos de discriminação racial, mediante análises de reportagens de jornais veiculados na cidade de Rio Branco – AC, entre 2011 a 2017, e de relatos de pessoas que sofreram preconceito racial no ambiente escolar, neste período, onde as relações sociais são mais intensas e ocorre o encontro entre as diversas culturas, raças e etnias. Assim, propõe-se identificar fatores decisivos para os casos de ocorrências de racismo contra pessoas negras no ambiente escolar (CASTRO; ABRAMOVAY, 2006), e quais modalidades de preconceitos ocorrem com mais frequência nesse ambiente, compreendendo bem como os efeitos que este tipo de discriminação traz quanto ao ensino-aprendizagem segundo (SILVA JR., 2002). Nisso, entende-se que, segundo Morim, em Os sete saberes para uma educação do futuro (1999), o ambiente escolar é heterogêneo, devendo respeitar as particularidades e a pluralidade da sala, em consonância, Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido (2011), propõe que a educação objetive despertar no aluno questões que culminam na opressão da qual ele é vítima, tanto social quanto racial e econômica, sendo que, por meio da valorização do questionamento se construa uma educação libertadora, ainda pensada nas relações estabelecidas dentro do sistema educacional. Nesse sentido, temos, como resultados dessa analise: 1) quais as modalidades de preconceitos mais recorrente 2) os reflexos da discriminação racial no ensino/aprendizagem e 3) que ações as políticas de prevenção tem desenvolvido no sentido de solucionar este problema. Assim, tendo como fulcro Lévinas, em Totalidade e infinito (1993), o qual traz algumas propostas de como viver a ética na convivência com o próximo e assim chegar à alteridade, permitindo-nos repensar a educação, uma formação mais humana de conviver com o outro, independentemente de como este se apresente.
PALAVRAS-CHAVE: Discriminação. Preconceito. Ambiente escolar. Ensino-aprendizagem
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