PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE TRABALHO COM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA LEI Nº 10.639/03

Autores

  • FÁBIO DE FARIAS SOARES Universidade Federal do Acre
  • FLÁVIA RODRIGUES LIMA DA ROCHA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • WÁLISSON CLISTER LIMA MARTINS Universidade Federal do Acre

Resumo

A obra resenhada traz os resultados da pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e a representação da UNESCO no Brasil, desenvolvidas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 2009, contando com a participação de vários acadêmicos e militantes do movimento negro.

Como o título sugere, o tema principal da publicação diz respeito à relação entre as práticas pedagógicas e a Lei nº 10.639/2003, que fora a responsável por tornar obrigatório o ensino das temáticas relativas à história e cultura africana e afro-brasileira em todo o âmbito/currículo das escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Alterando o artigo 26 A da Lei de Diretrizes e Bases (LDB).  Atingindo uma amplitude de caráter nacional, a pesquisa procura evidenciar as práticas pedagógicas voltadas para o trabalho com a Lei n° 10.639/2003 no mosaico de realidades brasileiras.

Referências

GOMES, N. L. (Org). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da lei nº 10.639/03. Ed. – Brasília: MEC; Unesco, 2012.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

SOARES, F. D. F., RODRIGUES LIMA DA ROCHA, F. ., & MARTINS, W. C. L. (2019). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE TRABALHO COM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA LEI Nº 10.639/03. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(2), 124–137. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2647