SUPERANDO O RACISMO NA ESCOLA

Autores

  • ALEXANDRE DE ARAÚJO LIMA Universidade Federal do Acre
  • KALINY CUSTÓDIO DO CARMO Universidade Federal do Acre
  • MARIA CLAUDIANE CUNHA DE SOUZA Universidade Federal do Acre
  • SHAYRA LUANY DE SOUZA FEITOSA Universidade Federal do Acre

Resumo

Kabengele Munanga é antropólogo e professor brasileiro-congolês.  É especialista em antropologia da população afro-brasileira, atentando-se a questão do racismo na sociedade brasileira, também é graduado pela Université Oficielle du Congo (1969) e doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1977). Munanga organizou o livro “Superando o racismo na escola”, obra que contém textos de 11 (onze) autores que são professores e especialistas em educação, sendo eles:  Ana Célia da Silva, Antonio Olímpio de Sant’Ana, Gloria Moura, Helena Theodoro, Heloisa Pires Lima, Inaldete Pinheiro de Andrade, Maria José Lopes da Silva, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves, Rafael Sanzio Araújo dos Anjos e Vera Neúsa Lopes. A obra em questão foi editada pelo Ministério da Educação em 1999, e recebeu contribuições do Grupo Interministerial para Valorização da População Negra (GTI da população negra).

O livro é fruto das ações do Programa Diversidade na Universidade, que tem como objetivo a defesa da inclusão social e o combate à exclusão social, étnica e racial, por meio do fomento de subsídios para construção de políticas públicas nesse sentido. Tem o intuito de abordar temáticas sobre o racismo dentro da educação básica e diminuir o preconceito, tendo em vista que a formação cultural do Brasil se caracteriza pela miscigenação de etnias e culturas. Partindo destes pressupostos, o Ministério da Educação (MEC), realiza a publicação da obra, tendo como objetivo gerar um amplo debate entre professores e alunos, dos quais muitos não tiveram acesso ou não deram a devida importância para a temática da diversidade racial.  Com essa perspectiva, surgiu a necessidade de levar informações para o maior número de pessoas possível, afim de gerar debates e quebrar paradigmas. O livro trata sobre a relevância da desconstrução do preconceito e discriminação racial, levando em consideração a inexistência de debates nas escolas de Educação Básica, propõe-se que é de onde se deve iniciar a prática de desconstrução e reversão ideológica e dos estereótipos no ambiente escolar.

Referências

MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – 1999. 204 p.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

LIMA, A. D. A., DO CARMO, K. C., DE SOUZA, M. C. C., & FEITOSA, S. L. D. S. (2019). SUPERANDO O RACISMO NA ESCOLA. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(2), 106–115. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2645