RELATO DE PESQUISA DE MESTRADO SOBRE AS GÍRIAS EM LETRAS DE RAP EM RIO BRANCO

Autores

  • MARIA JUCILANDIA VANDERLEI CAVALCANTE Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Relato. Pesquisa. Mestrado. Rap.

Resumo

O relato traz uma reflexão acerca da minha escolha do tema de dissertação de mestrado. Enquanto professora e pesquisadora negra, escolhi como tema de dissertação de mestrado “Os neologismos populares em letras dos grupos de rap de Rio Branco: Kalibre 12, Zona IX e Yaconawas”. Embora se trate de um estudo e análise da linguagem, decidimos produzir um trabalho sobre o rap regional, com o objetivo de contribuir para a quebra de preconceitos no meio acadêmico e trazer reflexões sobre o lugar do negro na sociedade. A partir do entendimento de que o hip hop é um movimento de cunho social, político e cultural fundamentalmente negro e, tendo em vista que o rap é considerado uma de suas expressões artísticas, separamos um capítulo da dissertação para discorrer sobre o movimento hip hop, breves conceitos, origem, chegada ao Acre e suas expressões artísticas. Por fim, partindo do entendimento de que o rap possui caráter identitário de origem da música negra, procuramos dar mais visibilidade ao tema como forma de resistência contra preconceitos e discriminações.

Referências

ALBUQUERQUE, Wlanrya; FRAGA, Walter Filho. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

CAVALCANTE, Maria Jucilandia Vanderlei Cavalcante. Os neologismos populares em letras dos grupos de rap de Rio Branco:Kalibre 12, Zona IX e Yaconawas. Rio Branco, 2017.

LEVINE, Michael P.; PATAKI, Tamas (orgs). Racismo em mente. Madras Editora Ltda., 2005.

CARMONA, Elainy. Onde estão os negros nas universidades? http://www.comunica.ufu.br/noticia/2018/11/onde-estao-os-negros-nas-universidades. Acesso em: 12 de janeiro de 2019.

PRANDI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP, São Paulo, nº46, p.52-65, junho/agosto 2000.

ROCHA, Janaina; DOMENICH, Mirella; CASSEANO, Patrícia. Hip Hop. A periferia grita. 1ª edição, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro (1870-1930). 1ª ed. São Paulo: Companhia das letras, 2012.

PINHO, Osmundo; ROCHA, Eduardo. Racionais MC’s: Cultura afro-brasileira comtemporânea como política cultural. Disponível em: https://docgo.net/viewdoc.html?utm_source=racionais-mc-s-cultura-afro-brasileira-contemporanea-como-politica-cultural. 2011. Acesso em 14 de janeiro de 2019.

VIANA, Cíntia Camargo. Literatura afro-brasileira contemporânea: o rap como possibilidade. IPOTESE, Juiz de Fora. Vol 15. Nº2. Jul/dez 2011. Disponivel em: http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/05/14-Literatura-afro-brasileira-contempor%C3%A2nea-Ipotesi-15-espec.pdf Acesso em 14 de janeiro de 2019.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

CAVALCANTE, M. J. V. (2019). RELATO DE PESQUISA DE MESTRADO SOBRE AS GÍRIAS EM LETRAS DE RAP EM RIO BRANCO. Revista Em Favor De Igualdade Racial, 2(2), 83–91. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/2642