“COISA DE PRETO”: DISCUSSÕES SOBRE RAÇA, RACISMO E REPRESENTAÇÃO A PARTIR DA GRIFE LAB
Palavras-chave:
Jornalismo. Moda. Negros. Representação.Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa monográfica que está em andamento. O presente artigo considera a moda como instrumento de expressão de ideias e valores sociais, por isso busca-se estudar as representações construídas acerca de negros em um corpus composto por 20 textos, extraídos de veículos de circulação nacional, caso dos sites da Elle, Vogue, Estadão e Folha de São Paulo. Esse conteúdo noticioso estudado discute sobre a participação da grife Lab no maior evento de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week (SPFW). A pesquisa se justifica, pois é necessário compreender como o racismo perpassa diversas áreas da sociedade, apesar do discurso pacífico e de negação do brasileiro, que na prática exclui o negro de espaços elitizados. Nesta primeira fase da pesquisa, o trabalho investiga como as representações são construídas e fixadas, com base em Hall (2016). Além disso, visa entender a racialização como suporte para as representações. Por fim, apresenta-se o racismo enquanto prática resultante dessa racialização, de acordo com as ideias de Schwarcz (2012).
Referências
ABRIL, Publi. Mídia Kit 2018. Disponível em: <http://publiabril.abril.com.br/midia_kits?brand=elle> Acesso em: 18 de outubro de 2018.
ESTADÃO. Dados de mercado. Disponível em: <http://publicidade.estadao.com.br/anuncie-no-site/estadao-pontocom-dados-de-mercado/> Acesso em: 18 de outubro de 2018.
ESTADÃO. História do grupo estado nos anos 1870. Disponível em:
<https://acervo.estadao.com.br/historia-do-grupo/decada_1870.shtm> Acesso em: 18 de outubro de 2018.
FANTASMA, Laboratório. Lab Yasuke. Youtube, 18 nov. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nkefFzfYTTQ>. Acesso em: 18 de outubro de 2018.
FLORES, Ana Marta Moreira. Twitter e semanas de moda: a cobertura-pílula das revistas Elle e Vogue. V Simpósio Nacional ABCiber, 2011. Disponível em: <https://dadospdf.com/download/twitter-e-semanas-de-moda-a-cobertura-pilula-das-revistas-elle-e-vogue-_5a4ce64bb7d7bcab67297f65_pdf>. Acesso em: 16 de outubro de 2018.
MODEL, Forum. O que é e como funcionam os castings (Casting Model)?. Disponível em: <http://www.forummodel.com.br/blog/o-que-e-e-como-funcionam-os-castings/> Acesso em: 16 de outubro de out 2018.
GLOBO, EDITORA. Mídia Kit 2018. Disponível em: <http://editora.globo.com/midiakit/vg/midiakit_vg.pdf> Acesso out 2018.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Stuart Hall; Organização e Revisão Técnica: Arthur Ituassu; Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. – Rio de Janeiro: PUC-Rio: Apicuri, 2016.
HINERASKY, Daniela Aline. Jornalismo de Moda: questionamentos da cena brasileira. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM 2006, Brasília, DF. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/95557153558942219470531530952779903516.pdf> Acesso em: 31 de outubro de 2018.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_religiao_deficiencia/caracteristicas_religiao_deficiencia_tab_xls.shtm>. Acesso em: 15 de outubro de 2018.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores IBGE: pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2421/pnact_2018_2tri.pdf>. Acesso em: 15 de outubro de 2018.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno / Douglas Kellner; tradução de Ivone Castilho Benedetti. – Bauru, SP: EDUSC, 2001.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e o seu destino nas sociedades modernas / Gilles Lipovetsky; tradução Maria Lucia Machado. – São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário. Cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
UOL. Círculo Folha. Disponível em: <http://www.publicidade.folha.com.br/folhadigital/> Acesso em: 15 de outubro de 2018.
UOL. Folha digital. Disponível em: <http://www.publicidade.folha.com.br/folhadigital/> Acesso em: 15 de outubro de 2018.
WEBINSINDER. Métricas de audiência: conheça os conceitos. Disponível em: <https://webinsider.com.br/metricas-de-audiencia-conheca-os-conceitos/> Acesso em: 24 de outubro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.