A BANCA DA CIÊNCIA NOS TRILHOS: UMA PROPOSTA DE DIFUSÃO DIALÓGICA DA CIÊNCIA NAS ESTAÇÕES DE TREM DE SÃO PAULO

Ana Paula Alves, Renata Teles Silva, Luís Paulo Carvalho Piassi

Resumo


O projeto Banca da Ciência é uma iniciativa entre a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo e o Instituto Federal de São Paulo que objetiva a divulgação científica por meio de estudos culturais e experimentação de baixo custo, atraindo a atenção de públicos diversos por meio da interação lúdica em ambientes diversos. As interações abaixo citadas ocorreram em diferentes estações de trem da capital paulista, e por meio de um diário de bordo e de entrevistas orais não estruturadas a interação entre público e experimentos foi mediada. O caráter lúdico e interativo da exposição, traz a tona a importância da inserção da Ciência na esfera de conhecimentos pessoais do indivíduo. A mesma, que apresenta-se por muitas vezes técnica e de difícil acesso, torna-se atrativa quando inserida no contexto social e cultural do indivíduo.


Texto completo:

PDF

Referências


Capítulos de livros:

NELSON, Cary.; TREICHLER, Paula. A.; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In:. SILVA, Tomaz, T. da. (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Livros:

BUENO, W. C. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLIERO, S. Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Espaço Social e Gênese das Classes. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E.; FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. (Docência em Formação. Ensino Médio).

MATTELART, Armand.; NEVEU, Érik.; Introdução aos estudos culturais. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2004

VYGOTSKY, Lev S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo. Martins Fontes, 2001

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Livros em meio eletrônico:

Monografias/Dissertações/Teses:

LIMA, Guilherme da S. O professor e a divulgação científica: apropriação e uso em situações formais de ensino. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

MIGUES, Eliane. O Museu Vai à Praia: análise de uma ação educativa à luz da Alfabetização Científica. Dissertação (Mestrado) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.

SILVA, Cristiane o. da. Pedagogia, Cultura e Mídia: articulações em Educação Científica. Dissertação (Mestrado) Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.

Periódicos:

ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. p.396-404. Disponível em: . Acesso em: 26 nov.2016.

FERREIRA, José R.; SOARES, Marcus Soares; OLIVEIRA, Miguel de. Ciência Móvel: Um Museu de Ciências Itinerante. X Reunión de la Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RED POP - UNESCO) y IV Taller “Ciencia, Comunicación y Sociedad” San José, Costa Rica, 9 al 11 de mayo, 2007. Disponível em: . Acesso em: 09 jan.2017.

GASPAR, Alberto. O ensino informal de ciências: de sua viabilidade e Interação com o ensino formal à concepção de um Centro de Ciências. Cad.Cat.Ens.Fis.,Florianópolis, v.9,n.2: p.157-163, ago.1992. p.157-163.

JACOBUCCI, Daniela F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a Formação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, V. 7, nº 01, 2008. p.55-66. Disponível em: . Acesso em: 09 jan.2017.

ROCHA, Jessica N. A divulgação científica na malha rodoviária. Cienc. Cult. vol.67 no.2 São Paulo Apr./June 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 jan.2017.

ZEIDLER, Dana L.; SADLER, Troy D.; SIMMONS, Michael L; HOWES, Elaine V.; Beyond STS: A Research-Based Framework for Socioscientific Issues Education. Science Education, v. 89, n. 3, p. 357–377, May 2005.

Projetos:

GOMES, Emerson F.; SANTOS, Emerson I. dos; PIASSI, Luís Paulo de C.; VIEIRA, Rui M. de B. Banca da Ciência promovendo a igualdade de gênero nas ciências físicas, matemáticas e suas tecnologias. Chamada MCTIC/CNPQ nº 02/2017 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017.

PIASSI, Luís P. C. Banca Da Ciência – Nosso Futuro com os Robôs, o Espaço e o Meio Ambiente. Intervenções Não-Formais de Comunicação Crítica da Ciência. Projeto de Pesquisa submetido ao Programa de Melhoria do Ensino Público da FAPESP. São Paulo, 2016a.

PIASSI, Luís P. C. Banca da ciência - difusão dialógica da ciência na primeira infância e na pré-adolescência. Projeto de pesquisa submetido ao CNPq. Produtividade em Pesquisa - PQ – 2016 – Divulgação Científica. São Paulo, 2016b.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Tropos está indexada nas seguintes bases:

Diadorim, Google Acadêmico, Latindex, Associación de Revistas Acadêmicas de Humanidades y ciencias sociales, REVIScom - Red Confibercom de Revistas Científicas de La Comunicación, Livre - Revistas de Livre Acesso, Sumários de Revistas Brasileiros, Portal de Periódicos da Capes.

Esta obra tem Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Universidade Federal do Acre - UFAC - Campus Universitário - BR 364, km 4 - Distrito Industrial - CEP: 69.920-900 Rio Branco - Acre.

 

 

contador de visitas gratis