Estágio Curricular Supervisionado e o ensino de Ciências: a formação inicial em questão

Autores

  • Pedro Raimundo Mathias de Miranda Universidade Federal do Acre
  • Dionatas Ulisses Oliveira Meneguetti Universidade Federal do Acre
  • Josefina Barrera Kalhil Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado se configura como elemento de grande relevância na formação docente, para compreensão do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer as concepções sobre as contribuições do Estágio Supervisionado na formação acadêmica, de um grupo de estagiários do curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública. Foram utilizados os registros dos grupos de discussões para orientação e avaliação das regências e um questionário, aplicado ao final do estágio. A maioria dos estagiários não se sente preparada para o exercício da docência, mas pretende trabalhar como professor de Ciências ou Biologia da Educação Básica. O trabalho com projeto de ensino contribuiu para que os estagiários percebessem que o sucesso da aprendizagem está no acompanhamento e orientação sistemática ao aluno, durante o processo de ensino.

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Publicado

2017-07-17

Como Citar

de Miranda, P. R. M., Meneguetti, D. U. O., & Kalhil, J. B. (2017). Estágio Curricular Supervisionado e o ensino de Ciências: a formação inicial em questão. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1251

Edição

Seção

Ciências Biológicas