MÚSICA DE AYAHUASCA NO DISPOSITIVO NEOXAMÂNICO:

A AMAZÔNIA DO GLOBAL AO LOCAL

Autores

  • Christian Weik

Resumo

MÚSICA DE AYAHUASCA NO DISPOSITIVO NEOXAMÂNICO: A AMAZÔNIA DO GLOBAL AO LOCAL

O presente trabalho analisa a música de ayahuasca enquanto elemento essencial do dispositivo neoxamânico, noção advinda do conceito foucaultiano de dispositivo. Para isso, é descrito um percurso de alguns dos usos, funções e matrizes da música nos diversos contextos rituais ayahuasqueiros, como nas cerimônias dos “povos originários”, do “vegetalismo”, das “religiões brasileiras de tradição ayahuasqueira” e dos rituais “neoxamânicos”. Nas últimas décadas, a expansão global dessas matrizes rituais e musicais tem promovido profundos processos de transformação, (re)invenção de tradições e formação de novas alianças amazônicas, além de engendrar conflitos e dinâmicas, muitas vezes contraditórias. Todo esse percurso musical, encontra no dispositivo neoxamânico linhas de forças que se aproximam e se distanciam, desterritorializando e reterritorializando distintas epistemologias e cosmovisões, em uma rearticulação circular das noções de local e global.

Palavras-chave: Música. Ayahuasca. Dispositivo neoxamânico.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Weik, C. (2021). MÚSICA DE AYAHUASCA NO DISPOSITIVO NEOXAMÂNICO:: A AMAZÔNIA DO GLOBAL AO LOCAL. Revista TXAI - Programa De Pós Graduação Em De Artes Cênicas - Ufac, 1(1 - Semestral). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/txai/article/view/5179