Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac é uma publicação semestral do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas: Teatro da Universidade Federal do Acre com a missão de difundir a produção científica da Amazônia Legal, recebendo artigos de pesquisadores que tenham ligação com a região ou as temáticas abordadas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigo um científico passa por uma avaliação criteriosa e paramétrica assinada por revisores especializados. Os avaliadores são escolhidos por seu reconhecido trabalho na área. A revista adota o parecer duplo-cego.

ISSN: 2764-0612

Periodicidade

A Revista TXAI – Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - UFAC é uma publicação semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Regimento da Revista TXAI – Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - UFAC

  1. Da Identificação

Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac é uma publicação semestral do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas: Teatro da Universidade Federal do Acre com a missão de difundir a produção científica da Amazônia Legal, recebendo artigos de pesquisadores que tenham ligação com a região ou as temáticas abordadas.

  1. Dos Objetivos

É objetivo da Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac é divulgar para a comunidade artística e acadêmica as recentes pesquisas em artes cênicas, bem como novas possibilidades estéticas e metodológicas do fazer cênico por intermédio de artigos, gerando, assim, um meio para a publicação de novos autores e para formas que se desviem dos formatos tradicionais da academia.

  1. Das Características

A periodicidade da Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac é semestral.

Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac publica artigos inéditos, porém pode-se considerar a oportunidade de publicar artigos já publicados em outros países, desde que traduzidos para o português.

Cabe à Comissão Editorial deliberar a respeito da oportunidade de encomendar artigos para autores nacionais ou internacionais.

Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac aceita somente artigos de pesquisadores matriculados em cursos de pós-graduação ou que possuam título de mestre ou doutor.

Atualmente Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac apresenta-se subdividida em cinco seções:

Especial: é reservada a estudiosos consagrados da área que são convidados a publicar;

Artigos: publicação de textos que apresentem uma metodologia e “resultados” claros, sempre em diálogo com o tema proposto, em busca de mapear o que está sendo produzido pela comunidade acadêmica sobre determinado assunto;

Forma Livre: que contempla ensaios de diversas linguagens em formatos variados como texto, fotografia, vídeo, música.

O que você está lendo? que contempla um texto curto de um pesquisador ou artista convidado para apontar recomendações de leituras para a publicação.

Somente a seção artigo e o editorial são obrigatoriamente publicados em todos os números. As demais são publicadas segundo a decisão da comissão editorial.

Todos os textos recebidos dentro das normas da revista serão avaliados, independentemente de sua autoria, pelo processo de parecer às cegas e exclusivamente de acordo com seu mérito acadêmico e adequação formal às normas editoriais em vigência.

  1. Da Comissão Editorial

Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac será dirigida por uma Comissão Editorial composta por dois professores do Curso de Artes Cênicas: Teatro da Universidade Federal do Acre e um professor convidado de outra Universidade da Amazônia Legal.

Os Docentes que compõem a Coordenação Editorial serão designados anualmente pelo Colegiado do Curso de Artes Cênicas em sua primeira reunião anual.

A Coordenação Editorial terá no mínimo três (3) reuniões ordinárias anuais nos meses de fevereiro, junho e outubro. As consultas e decisões também podem ser encaminhadas através de meios digitais.

Atribuições da Coordenação Editorial:

Agir de forma a garantir o rigor científico da RA;

Zelar pela preservação da linha editorial da revista e de sua periodicidade;

Representar a RA junto a Universidade Federal do Acre e às agências financiadoras.

Convocar reuniões da Comissão Editorial;

Executar as decisões da Comissão Editorial;

Acompanhar o processo de publicação da revista em todos os seus níveis;

Cuidar para que o contato com a comunidade (e-mail e redes sociais) funcione sempre da melhor forma possível;

Definir o perfil da revista;

Estabelecer e divulgar as Normas de Publicação;

Acompanhar o processo de edição de cada número;

Emitir pareceres técnicos;

Indicar pareceristas externos;

Avaliar pareceres recebidos;

Decidir sobre a pertinência da publicação dos artigos aprovados;

Deliberar a respeito dos temas da sessão Especial;

Propor mudanças na revista e em seu regimento;

Propor estratégias de financiamento da revista;

Deliberar a respeito de casos omissos neste regimento.

No exercício de suas funções, os membros da Comissão Editorial não poderão apresentar artigos em qualquer seção da TXAI - Revista Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – Ufac.

  1. Do Conselho Editorial

Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac contará com um Conselho Editorial. O Conselho Editorial será composto por, no mínimo, dez membros e no máximo vinte, indicados a cada quatro anos pela Coordenação Editorial e aprovados pelo Colegiado do Curso. O Conselho Editorial será composto por pesquisadores nacionais e estrangeiros.

O Conselho Editorial será composto a partir da aceitação formal, da parte de cada nome indicado, de um convite elaborado pela Coordenação Editorial. Eventuais substituições na composição deste conselho poderão ser indicadas pela Comissão Editorial.

Atribuições do Conselho Editorial e Conselho Editorial Permanente:

Emitir pareceres, quando solicitados pela Comissão Editorial;

Propor matérias de interesse da revista;

Opinar sobre a linha editorial da revista;

Atuar na direção de números.

  1. Das Colaborações (artigos)

Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac receberá colaborações de qualquer pesquisador matriculado em cursos de pós-graduação, de mestres e doutores. Eventualmente poderá receber colaborações de artistas que trabalhem em tangência ao tema do número. Os artigos devem se adequar à área de especialidade da revista e estar de acordo com as suas Normas Editoriais.

Eventualmente, poderá haver a colaboração de um diretor do número, interno ou externo ao corpo editorial da Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas - Ufac, convidado e nomeado por este, que será responsável por convidar pessoas para escrever na revista e trabalhar para que a chamada seja divulgada com a maior eficiência possível. O diretor do número acompanhará a produção da revista ajudando a criar coerência na edição.

  1. Dos Avaliadores

Os textos enviados à Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - Ufac deverão ser submetidos a um avaliador designado pela Comissão Editorial.

Os avaliadores poderão ser tanto membros da Comissão Editorial, quanto membros do Conselho Editorial, ou especialistas indicados pelo Comissão Editorial.

Todos os autores que submeterem suas contribuições à Revista TXAI – Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - UFAC terão acesso ao parecer final. Em todos os casos será observado o princípio do sigilo dos nomes dos autores (para os pareceristas) e dos pareceristas (para os autores).

Baseado no Regimento da Revista Aspas (https://www.revistas.usp.br/aspas).

Sponsors

Universidade Federal do Acre - UFAC

Histórico do periódico

Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas – Ufac nasce em 2018 na Universidade Federal do Acre com a proposta de reunir um conselho editorial composto por pesquisadores da Amazônia Legal.