NARRATIVAS CORPÓREAS:
O ESTÍMULO COMPOSTO NA MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS DRAMÁTICAS
Abstract
O presente artigo objetiva discorrer acerca das possibilidades de narrativas corpóreas, estimuladas por experiências dramáticas, tendo enquanto mediador do fazer/fruir artístico a metodologia do Estímulo Composto, desenvolvida por John Somers e elaborada, aqui, em oficinas junto a estudantes cegos e com baixa visão, que frequentam o Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE Prof.º Osny Macedo Saldanha, mantido pelo Instituto Paranaense de Cegos, objetivando promover ações com foco nas potências sensoriais e sinestésicas impulsionadas pela prática dramática, em questão. Para tal, pretende-se analisar e conceituar, neste artigo, diversas perspectivas, permitindo o encontrar-se nos objetos e histórias propostas, abordando narrativas pessoais, trazendo para o espaço particular, as conexões com o mundo e as relações com o outro, passando pelas contribuições sobre o conceito de experiência de pesquisadores como, John Dewey, Beatriz Cabral e Jorge Bondía, tecendo vínculos para o mediar de uma vivência artística aprofundada e singular.
Palavras-Chave: Estímulo Composto; Jogo dramático; Mediação; Experiência.
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"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista TXAI de Artes Cênicas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/TXAI"