A AUDIODESCRIÇÃO E A DESCOBERTA DE UM ITINERÁRIO NO ESPETÁCULO TEATRAL “TRÊS ENCONTROS COM A ALEGRIA”
Abstract
Buscamos nesse artigo explicitar o processo de aproximação teórico-prática da audiodescrição, considerando o envolvimento com um projeto de extensão “Audiodescrição ao vivo: a acessibilidade de eventos acadêmicos no contexto da UFRN” e a experiência de audiodescrever o espetáculo “Três encontros com a Alegria”. Procuramos enfocar a dimensão conceitual da audiodescrição, centrando-nos na evocação do processo tradutório do mencionado espetáculo, a partir do qual evidenciamos o caráter colaborativo da audiodescrição, tendo como referência a mediação do audiodescritor consultor, pessoa com deficiência visual que deve integrar a equipe de audiodescrição. Ademais, realçamos a dimensão poética da audiodescrição, em sintonia com a própria característica da cena teatral.
Palavras-chave: Audiodescrição; Teatro; Deficiência Visual.
Downloads
Published
How to Cite
License
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista TXAI de Artes Cênicas a mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista TXAI de Artes Cênicas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/TXAI"