BREVE HISTÓRICO DO TEATRO DE GRUPO NO ACRE
Abstract
BREVE HISTÓRICO DO TEATRO DE GRUPO NO ACRE
O teatro de grupo no Acre possui uma trajetória rica e significativa com variadas formas de produção que acompanham os diversos movimentos históricos acreanos desde o processo de integração do Acre ao território brasileiro, ocorrido no ano de 1962. Desde esse período, uma rica e variada forma de produzir teatro fora traçada por diferentes sujeitos com perspectivas que nem sempre eram convergentes, mas que, sobretudo, tinham efetiva participação nas discussões públicas e no engajamento social da região. Com base na pesquisa realizada em 2010, apresento neste artigo um pouco dos dados levantados, retomando a trajetória de alguns grupos de teatro no Acre. O texto inicia apresentando um pouco do histórico de modelos de agrupamento que ocorreram da década de 1960 até o ano de 2009. Sigo descrevendo o trabalho de três grupos de teatro atuantes no Acre em momentos históricos diferentes, entre as décadas de 1980 até a primeira década do século 2000, que possuíam perspectivas distintas de produção, a saber: o Grupo Absabá, o Grupo do Palhaço Tenorino e o Grupo de Teatro Vivarte. Finalizo com uma pequena reflexão acerca dos agrupamentos e da importância do reconhecimento de seus trabalhos.
Palavras-chave: Teatro de Grupo. História do teatro. Teatro no Acre.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista TXAI de Artes Cênicas a mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista TXAI de Artes Cênicas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/TXAI"