NARRATIVAS CORPÓREAS:

O ESTÍMULO COMPOSTO NA MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS DRAMÁTICAS

Autores

  • Mariane Laurentino Unespar
  • Robson Rosseto

Resumo

O presente artigo objetiva discorrer acerca das possibilidades de narrativas corpóreas, estimuladas por experiências dramáticas, tendo enquanto mediador do fazer/fruir artístico a metodologia do Estímulo Composto, desenvolvida por John Somers e elaborada, aqui, em oficinas junto a estudantes cegos e com baixa visão, que frequentam o Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE Prof.º Osny Macedo Saldanha, mantido pelo Instituto Paranaense de Cegos, objetivando promover ações com foco nas potências sensoriais e sinestésicas impulsionadas pela prática dramática, em questão. Para tal, pretende-se analisar e conceituar, neste artigo, diversas perspectivas, permitindo o encontrar-se nos objetos e histórias propostas, abordando narrativas pessoais, trazendo para o espaço particular, as conexões com o mundo e as relações com o outro, passando pelas contribuições sobre o conceito de experiência de pesquisadores como, John Dewey, Beatriz Cabral e Jorge Bondía, tecendo vínculos para o mediar de uma vivência artística aprofundada e singular.
Palavras-Chave: Estímulo Composto; Jogo dramático; Mediação; Experiência.

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Publicado

2023-04-25

Como Citar

Laurentino, M., & Rosseto, R. . (2023). NARRATIVAS CORPÓREAS:: O ESTÍMULO COMPOSTO NA MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS DRAMÁTICAS . Revista TXAI - Programa De Pós Graduação Em De Artes Cênicas - Ufac, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/txai/article/view/6699