MÚSICA DE AYAHUASCA NO DISPOSITIVO NEOXAMÂNICO:
A AMAZÔNIA DO GLOBAL AO LOCAL
Resumo
MÚSICA DE AYAHUASCA NO DISPOSITIVO NEOXAMÂNICO: A AMAZÔNIA DO GLOBAL AO LOCAL
O presente trabalho analisa a música de ayahuasca enquanto elemento essencial do dispositivo neoxamânico, noção advinda do conceito foucaultiano de dispositivo. Para isso, é descrito um percurso de alguns dos usos, funções e matrizes da música nos diversos contextos rituais ayahuasqueiros, como nas cerimônias dos “povos originários”, do “vegetalismo”, das “religiões brasileiras de tradição ayahuasqueira” e dos rituais “neoxamânicos”. Nas últimas décadas, a expansão global dessas matrizes rituais e musicais tem promovido profundos processos de transformação, (re)invenção de tradições e formação de novas alianças amazônicas, além de engendrar conflitos e dinâmicas, muitas vezes contraditórias. Todo esse percurso musical, encontra no dispositivo neoxamânico linhas de forças que se aproximam e se distanciam, desterritorializando e reterritorializando distintas epistemologias e cosmovisões, em uma rearticulação circular das noções de local e global.
Palavras-chave: Música. Ayahuasca. Dispositivo neoxamânico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista TXAI de Artes Cênicas a mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista TXAI de Artes Cênicas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/TXAI"