CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

2022-04-29

Dossiê Corpos, Poéticas, Políticas: os processos socio-histórico-culturais, de pertencimento e de Acessibilidade Cultural das pessoas com deficiência nos contextos regionais do Brasil

Os corpos com deficiência são políticos, propositores, interventores, autônomos nos mais diversos campos dos fazeres cênicos. Ao longo das últimas décadas, inúmeros artistas com deficiência apresentaram um contexto estético e político que modificou o cenário da cena brasileira, afirmando a importância de políticas públicas, culturais e sociais.  

Propõe-se com este dossiê discutir sobre as questões referentes às pessoas com deficiência nos processos criativos, desde o ato da produção artística à encenação, da sala de ensaio à cena, das práticas pedagógicas às práticas formativas, do artista com deficiência ao espectador com ou sem deficiência.

A inquietação desta organização trata-se da busca de legitimar os novos contextos estéticos, filosóficos, políticos, poéticos e artísticos acerca dos corpos das pessoas com deficiências, nos mais diversos conceitos e configurações da cena.  

Busca-se uma percepção poética para as produções realizadas nas mais diversas regiões do país, atentando-se para as produções artísticas nas artes visuais, dança, música, teatro, performance, cinema, dentre outras, abordando o contexto de criação estética como contribuição de artistas e pesquisadores com e sem  deficiência e como  tais  trabalhos  serão  fundamentais  para os estudos na área da Acessibilidade Cultural, que vem ao longo dos últimos anos ganhando destaque e urgência nas produções artísticas. 

Nesse contexto, esse dossiê volta-se para a produção e reflexão de materiais de artistas e pesquisadores que atuam no contexto da cena nos contextos regionais do Brasil, mas que abordam uma perspectiva com a área da Acessibilidade Cultural. Ademais, face aos grandes desafios encontrados nesse âmbito pelos educadores, pesquisadores e artistas, a partir da apresentação, esse dossiê propõe-se a refletir, a (re) construir e a dialogar acerca de aspectos relacionados à Produção Cultural, Acessibilidade Cultural, Cena, Processo Criativo. 

As propostas deverão ser enviadas para o e-mail: revistatxai@ufac.br colocando no assunto: Artigo para o Dossiê Corpos, Poéticas, Políticas - TÍTULO DO TEXTO.

04/07 - Envio dos textos