Dossiê: Explorando as raízes ancestrais: Processos criativos, formativos e pedagógicos em dança. Inscrições Prorrogadas até 30 de abril de 2024.

2024-03-15

mceclip0.jpg

Revista TXAI - Programa de Pós Graduação em de Artes Cênicas - Ufac, periódico eletrônico de acesso livre e revisão por pares, sem taxas de submissão ou publicação, receberá, 12 de janeiro de 2024 até 30 de abril de 2024, artigos inéditos dentro do escopo do tema Explorando as raízes ancestrais: Processos criativos, formativos e pedagógicos em dança.

Os estudos do corpo e movimento estão intrinsecamente relacionados à dimensões culturais e sedimentações históricas que podem ser consideradas ancestrais. O movimentar dos corpos no espaço é uma das atividades de cunho estético mais antigas da história da humanidade. Assim torna-se relevante e urgente a discussão deste tema na revista TXAI pois contempla a missão de difundir a práxis artística no âmbito da região amazônica ou que tenha como protagonista as comunidades tradicionais originárias. 

 

A seção temática do dossiê  “Explorando as raízes ancestrais: Processos criativos, formativos e pedagógicos em dança” busca, nesse contexto, reunir pesquisas que explorem a ancestralidade nos processos composicionais e pedagógicos no corpo em movimento, na linguagem da dança, sob o ponto de vista de bailarinas (os), pesquisadoras (es), atores e atrizes, professoras (es). Nesse sentido, os autores e autoras estão convidados a apresentar artigos que explorem o tema, considerando pelo menos um dos aspectos abaixo:

 

Processo de criação: contemplar os processos de criação da prática artística em comunidades tradicionais originárias; 

O corpo como território de raízes ancestrais: atribuir ênfase ao estudo do corpo, seja por meio da experiência corpórea situada em raízes ancestrais, seja em reflexões acerca dos processos formativos e pedagógicos na dança;

Performatividades e danças amazônicas: desenvolver a interseção e a intersecção entre a performance e a dança e os povos tradicionais da Amazônia;

Memórias em foco: abranger pesquisas que resgatem registros e processos de grupos artísticos que tenham como ênfase a preservação da história e os vínculos com as raízes ancestrais;

Poéticas de ancestralidade contra-hegemônicas: apresentar críticas aos modos hegemônicos das artes da cena e como as práticas ancestrais podem apontar estratégias para constituição de percursos alternativos para os processos de criação.



A Revista TXAI - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFAC pretende receber, divulgar e organizar os resultados de aprendizados e pesquisas que abordem esse tema ou se relacionem com o campo da dança das artes cênicas e ciências sociais. Com vistas ao aprofundamento de uma discussão mais ampla sobre o tema.

 

Os artigos devem atender aos padrões da revista e ser submetidos diretamente ao nosso sistema de submissão, para passarem pelo nosso processo de revisão geral. A publicação de um artigo científico passa por uma avaliação criteriosa e paramétrica assinada por revisores especializados. Os avaliadores são selecionados por seu trabalho reconhecido na área. A revista adota o parecer visão duplo-cego.

 

Mais informações podem ser encontradas em nosso website, https://periodicos.ufac.br/index.php/txai/about/submissions; nossas diretrizes podem ser visualizadas em “Diretrizes para Autores”.

 

HAUX HAUX!