O CORPO FEMINIZADO LATINO EM FOTOPERFORMANCES: UMA HIPÓTESE DE LEITURA PELA ESTÉTICA FEMINISTA DECOLONIAL

Autores/as

Palabras clave:

Corpo, Estética, Decolonialidade, Gênero

Resumen

Neste texto, observamos como a perspectiva de uma estética feminista decolonial convoca dois aspectos centrais à discussão do corpo feminizado latino inscrito nas imagens: em primeiro lugar, a mobilização poética visa romper com os modelos representativos da ilustração e exemplaridade que adensam estereótipos e binarismos acerca das violências de gênero e, em segundo lugar, a correlação expressiva entre recursos e corpos ressalta o caráter expropriador ainda vigente nos modos de dominação neocolonial, tecnológica e subjetiva que, em larga medida, constituem o campo da experiência identitária dos sujeitos. Para isso, destacamos os trabalhos de Regina José Galindo e Juliana Notari como dois exemplares de uma produção visual contemporânea que busca reinscrever o corpo à condição de agente substantivo, fundamental à reflexão estético-política.         

Biografía del autor/a

Angie Biondi, Universidade Tuiuti do Paraná - Programa de Pós graduação em Comunicação e Linguagens

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutorado em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado em Artes pela Université du Québec à Montréal, Canadá.

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Publicado

2021-07-08

Cómo citar

Biondi, A. (2021). O CORPO FEMINIZADO LATINO EM FOTOPERFORMANCES: UMA HIPÓTESE DE LEITURA PELA ESTÉTICA FEMINISTA DECOLONIAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/4856

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Artigos