AS FESTAS POPULARES COMO PRODUTO: MÍDIA, TURISMO E DESCARACTERIZAÇÃO CULTURAL.

Autores/as

  • Fabiana Nogueira Chaves Universidade Federal do Acre

Resumen

O presente artigo visa uma análise mais profunda sobre a questão do turismo global e seu consumo estratificado. Trabalhando-o sob uma nova concepção do conceito de indústria cultural, menos simplista, e que analisa os fenômenos referentes à Teoria Crítica de forma atual e complexa, sem se ater, de forma unilateral, às teorias propostas pela Escola de Frankfurt.  Dentro destas distinções será dada prioridade a transformação das festas populares subalternas em produtos turísticos e midiáticos e às diferentes formas de descaracterização cultural que podem, por meio desta conjuntura, serem produzidas. Jo

Biografía del autor/a

Fabiana Nogueira Chaves, Universidade Federal do Acre

Fabiana atua como produtora cultural da Universidade Federal do Acre - Ufac, onde trabalha com integração comunitária e também com educação popular feminista. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP (2011) e graduação em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2008). Atualmente é pesquisadora do grupo Amajor - Amazônia, jornalismo e ambiente (Ufac/Cnpq), do Núcleo de Estudos de Gênero da Amazônia - Nega (Ufac/Cnpq) e do Centro de Estudos Latino Americanos de Comunicação e Cultura - CELACC (USP/Cnpq).

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Publicado

2014-12-03

Cómo citar

Chaves, F. N. (2014). AS FESTAS POPULARES COMO PRODUTO: MÍDIA, TURISMO E DESCARACTERIZAÇÃO CULTURAL. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/36

Número

Sección

Artigos