A RELAÇÃO ENTRE JORNALISMO E LITERATURA NO LIVRO ROTA 66 - A HISTÓRIA DA POLÍCIA QUE MATA, DE CACO BARCELLOS

Autores

  • Maria de Fátima Bandeira de Souza Universidade Federal do Acre
  • Francisco Aquinei Timóteo Queirós Universidade Federal do Acre

Resumo

O artigo tem como objetivo fazer uma análise da obra Rota 66 – a história da polícia que mata, de Caco Barcellos, tomando por base as características do Jornalismo Literário. O livro é resultado de uma extensa investigação jornalística promovida pelo autor, entre o período de 1970 e 1990, sobre a atuação das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), batalhão que integra a Polícia Militar do Estado de São Paulo. A obra parte do caso Rota 66, em que três rapazes de classe média alta são perseguidos e assassinados pelos policiais. A partir desse episódio, o jornalista reconstrói vários outros casos de perseguições e mortes provocadas por policiais e cria um banco de dados para comprovar a violência praticada por estes. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica com o intuito de promover uma reflexão teórica sobre a área de jornalismo e literatura e a proximidade de ambas como alternativa na produção de reportagens. No trabalho, discute-se as características do Jornalismo Literário como o relato cena a cena, a descrição extensa de características físicas e simbólicas de personagens, a inserção de diálogos completos, o foco narrativo, bem como o ponto de vista e fluxo de consciência. Para a fundamentação teórica foram utilizados autores como Edvaldo Pereira Lima, Felipe Pena, Hayden White, Juan de Moraes Domingues, Rogério Borges e Cândida Vilares Gancho.

Referências

BARCELLOS, Caco. Rota 66: a história da polícia que mata. Rio de Janeiro: Record, 15ª Ed, 2014.

BORGES, Rogério. Jornalismo literário: Análise do discurso. Série Jornalismo a Rigor. Florianópolis: Insular, V.7, 2013.

DOMINGUES, Juan de Moraes. A ficção do Novo Jornalismo nos livros-reportagem de Caco Barcellos e Fernando Morais. Tese (Doutorado em Comunicação). Porto Alegre: PUC-RS, 2012.

GANCHO, Cândida Villares. Como analisar narrativas. São Paulo, SP: Ática, 2ª ed., 2006.

LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O Foco Narrativo. São Paulo: Ática, 10ª edição, 2001.

LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. São Paulo: Manole, 2004.

PENA, Felipe. Jornalismo literário. São Paulo: Contexto, 2006.

WHITE, Hayden. Teoria literária e escrita da história. Estudos históricos. Rio de Janeiro, vol. 7, 1994.

______________. Trópicos do Discurso: Ensaios sobre a Crítica da Cultura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Bandeira de Souza, M. de F., & Timóteo Queirós, F. A. (2016). A RELAÇÃO ENTRE JORNALISMO E LITERATURA NO LIVRO ROTA 66 - A HISTÓRIA DA POLÍCIA QUE MATA, DE CACO BARCELLOS. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/766

Edição

Seção

Artigos