PENSAR O JORNALISMO NA AMAZÔNIA

Autores

  • Pollyana Dourado SANTOS Universidade Federal de Santa Catarina
  • Valci Regina Mousquer Zuculoto POSJOR - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O artigo em questão trata-se de uma breve reflexão acerca dos estudos do jornalismo pensado a partir de seu discurso sobre a Amazônia. A proposta é problematizar a constituição do campo jornalístico através de reflexões acerca das teorias e metodologias utilizadas oriundas da comunicação e das ciências sociais. Este artigo terá como ponto de partida reflexões sobre o discurso jornalístico produzido pelo site de notícias da Rede Globo (G1) da Região Norte do Brasil com o objetivo de pensar em teorias para um jornalismo amazônico.

Biografia do Autor

Pollyana Dourado SANTOS, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Especialista em História Cultural pela (UFG); Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e Licenciada em História pela (UFAC).

Valci Regina Mousquer Zuculoto, POSJOR - Universidade Federal de Santa Catarina

Professora e pesquisadora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, jornalista (UFRGS), mestre e doutora em Comunicação (PUCRS), pós-doutora (EcoPós UFRJ), coordenadora do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom e da Rádio Ponto UFSC, subcoordenadora do POSJOR – Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, diretora da FENAJ e SJSC, conselheira do FNPJ.  Colidera, na UFSC, os grupos de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Identidade, Formação e Trabalho Jornalístico e Girafa - Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio.

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Publicado

2016-12-19

Como Citar

SANTOS, P. D., & Zuculoto, V. R. M. (2016). PENSAR O JORNALISMO NA AMAZÔNIA. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/762

Edição

Seção

Artigos