DA COR DO PECADO: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA TELENOVELA DA REDE GLOBO

Autores

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a representação do negro na telenovela “Da Cor do Pecado”, exibida em 2004, a primeira produção da Rede Globo a trazer uma protagonista negra. O intuito é também verificar, por meio da construção da identidade dos personagens, se houve a reprodução de estereótipos recorrentes na história da teledramaturgia. A trama conta a vida da vendedora de ervas Preta de Souza, interpretada por Taís Araújo, e sua luta para ser feliz ao lado de Paco Lambertini, vivido por Reynaldo Gianecchini. O amor inter-racial dos dois é o fio condutor de todo o folhetim, que também apresenta inúmeras situações de racismo, sobretudo, na postura dos vilões. Ao estudar as características de alguns personagens, é possível perceber que a televisão ainda não sabia lidar com a presença do negro no maior destaque de uma telenovela. A pesquisa foi realizada por meio de análise bibliográfica, principalmente a partir de estudos de Stuart Hall e Zygmunt Bauman para esboçar os conceitos de identidade e entender suas fragmentações. Também foram utilizadas obras de Joel Zito Araújo sobre que tipos de representações o negro vem tendo na dramaturgia do Brasil.

Palavras-chave: Identidade; Negro; Telenovela; Da Cor do Pecado.

Biografia do Autor

Caio Nélio de Freitas Fulgêncio, Universidade Federal do Acre

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Acre.

Referências

A NEGAÇÃO do Brasil. Direção: Joel Zito Araújo. Produção: Casa de Criação. São Paulo – SP, 2000. 91 minutos, Color.

ARAÚJO, Joel Zito. O negro na telenovela, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n.3, p. 979-985, set./dez. 2008.

BARBOSA, Luciene Cecília. Racismo e Branquitude: representações na telenovela “Da Cor do Pecado”. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004, Porto Alegre.

BARBOSA, Marialva Carlos. Imaginação televisual e os primórdios da TV no Brasil. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulard; ROXO, Marco; SACRAMENTO, Igor. História da Televisão Brasileira. São Paulo: Contexto, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

DA COR do Pecado. Novela de João Emanuel Carneiro. Escrita por João Emanuel Carneiro com a colaboração de Ângela Carneiro, Vicent Villar e Vinícius Vianna. Direção: Paulo Silvestrini e Maria de Médicis. Elenco: Taís Araújo, Reynaldo Gianecchini, Lima Duarte, Giovanna Antonelli, Rocco Pitanga, Aracy Balabanian e outros. Rio de Janeiro, 19h, 26 de janeiro de 2004 a 28 de agosto de 2004, 185 capítulos, cor. Disponível em: <http://cliptomaniabr.blogspot.com.br/2014/02/novela-da-cor-do-pecado.html> Acesso em: 26 de novembro de 2015.

FARIA, Maria Cristina Brandão de; FERNANDES, Danubia de Andrade; Representação da identidade negra na telenovela brasileira. Juiz de Fora, agos. 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/178/179>. Acesso em: 10 de abril de 2016.

FLORES, Fabiano Rocha; SILVEIRA, Ada Cristina Machado. Identidade, um fenômeno comunicacional: a necessária contemplação da esfera midiática em estudos sobre identidade. In: MAGGIONI, Fabiano; PÉRSIGO, Patrícia M.; PERUZZOLO, Adair C.; WOTTRICH, Laura H.. Práticas e Discursos Midiáticos: Representação, Sociedade e Tecnologia. Santa Maria: Facos – UFSM, 2012.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Recife: Global Editora e Distribuidora Ltda., 2003.

GLOBO, Memória. Disponível em: < http://memoriaglobo.globo.com/> Acesso em: 1° de junho de 2015.

HALL, Stuart. Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução: Guacira Lopes Louro, Tomaz Tadeu da Silva. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬___________. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

LIMA, Solange M Couceiro de. A personagem na telenovela brasileira: alguns momentos. Revista USP, São Paulo, n.48, p.88-99, dez. 2001.

MOTTER, Maria Lourdes. Ficção e realidade: a construção do cotidiano na telenovela. São Paulo: Alexa Cultural, Comunicação & Cultura. Ficção Televisiva, 2003.)

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racimo, identidade e etnia. São Paulo, 2003. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/Geraaufms/uma-abordagem-conceitual-das-noes-de-raca-racismo>. Acesso em: 10 de maio de 2016.

OLIVEIRA, Denis de; PAVAN, Maria Angêla. Identidades e estratégias nas relações étnicas na telenovela “Da Cor do Pecado”, s.d. Disponível em: <http://www.usp.br/nce/wcp/arq/identificacoeseestrategias_3texto.pdf>. Acesso em: 5 de maio de 2016.

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-2012, 1992.

SANTOS, Wellington Oliveira dos; SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; ROCHA, Neli Gomes. In: ARAÚJO, Joel Zito. O negro na TV pública. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Fulgêncio, C. N. de F. (2017). DA COR DO PECADO: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA TELENOVELA DA REDE GLOBO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/744

Edição

Seção

Artigos