DA COR DO PECADO: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA TELENOVELA DA REDE GLOBO

Autores

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a representação do negro na telenovela “Da Cor do Pecado”, exibida em 2004, a primeira produção da Rede Globo a trazer uma protagonista negra. O intuito é também verificar, por meio da construção da identidade dos personagens, se houve a reprodução de estereótipos recorrentes na história da teledramaturgia. A trama conta a vida da vendedora de ervas Preta de Souza, interpretada por Taís Araújo, e sua luta para ser feliz ao lado de Paco Lambertini, vivido por Reynaldo Gianecchini. O amor inter-racial dos dois é o fio condutor de todo o folhetim, que também apresenta inúmeras situações de racismo, sobretudo, na postura dos vilões. Ao estudar as características de alguns personagens, é possível perceber que a televisão ainda não sabia lidar com a presença do negro no maior destaque de uma telenovela. A pesquisa foi realizada por meio de análise bibliográfica, principalmente a partir de estudos de Stuart Hall e Zygmunt Bauman para esboçar os conceitos de identidade e entender suas fragmentações. Também foram utilizadas obras de Joel Zito Araújo sobre que tipos de representações o negro vem tendo na dramaturgia do Brasil.

Palavras-chave: Identidade; Negro; Telenovela; Da Cor do Pecado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Nélio de Freitas Fulgêncio, Universidade Federal do Acre

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Acre.

Referências

A NEGAÇÃO do Brasil. Direção: Joel Zito Araújo. Produção: Casa de Criação. São Paulo – SP, 2000. 91 minutos, Color.

ARAÚJO, Joel Zito. O negro na telenovela, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n.3, p. 979-985, set./dez. 2008.

BARBOSA, Luciene Cecília. Racismo e Branquitude: representações na telenovela “Da Cor do Pecado”. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004, Porto Alegre.

BARBOSA, Marialva Carlos. Imaginação televisual e os primórdios da TV no Brasil. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulard; ROXO, Marco; SACRAMENTO, Igor. História da Televisão Brasileira. São Paulo: Contexto, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

DA COR do Pecado. Novela de João Emanuel Carneiro. Escrita por João Emanuel Carneiro com a colaboração de Ângela Carneiro, Vicent Villar e Vinícius Vianna. Direção: Paulo Silvestrini e Maria de Médicis. Elenco: Taís Araújo, Reynaldo Gianecchini, Lima Duarte, Giovanna Antonelli, Rocco Pitanga, Aracy Balabanian e outros. Rio de Janeiro, 19h, 26 de janeiro de 2004 a 28 de agosto de 2004, 185 capítulos, cor. Disponível em: <http://cliptomaniabr.blogspot.com.br/2014/02/novela-da-cor-do-pecado.html> Acesso em: 26 de novembro de 2015.

FARIA, Maria Cristina Brandão de; FERNANDES, Danubia de Andrade; Representação da identidade negra na telenovela brasileira. Juiz de Fora, agos. 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/178/179>. Acesso em: 10 de abril de 2016.

FLORES, Fabiano Rocha; SILVEIRA, Ada Cristina Machado. Identidade, um fenômeno comunicacional: a necessária contemplação da esfera midiática em estudos sobre identidade. In: MAGGIONI, Fabiano; PÉRSIGO, Patrícia M.; PERUZZOLO, Adair C.; WOTTRICH, Laura H.. Práticas e Discursos Midiáticos: Representação, Sociedade e Tecnologia. Santa Maria: Facos – UFSM, 2012.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Recife: Global Editora e Distribuidora Ltda., 2003.

GLOBO, Memória. Disponível em: < http://memoriaglobo.globo.com/> Acesso em: 1° de junho de 2015.

HALL, Stuart. Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução: Guacira Lopes Louro, Tomaz Tadeu da Silva. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬___________. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

LIMA, Solange M Couceiro de. A personagem na telenovela brasileira: alguns momentos. Revista USP, São Paulo, n.48, p.88-99, dez. 2001.

MOTTER, Maria Lourdes. Ficção e realidade: a construção do cotidiano na telenovela. São Paulo: Alexa Cultural, Comunicação & Cultura. Ficção Televisiva, 2003.)

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racimo, identidade e etnia. São Paulo, 2003. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/Geraaufms/uma-abordagem-conceitual-das-noes-de-raca-racismo>. Acesso em: 10 de maio de 2016.

OLIVEIRA, Denis de; PAVAN, Maria Angêla. Identidades e estratégias nas relações étnicas na telenovela “Da Cor do Pecado”, s.d. Disponível em: <http://www.usp.br/nce/wcp/arq/identificacoeseestrategias_3texto.pdf>. Acesso em: 5 de maio de 2016.

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-2012, 1992.

SANTOS, Wellington Oliveira dos; SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; ROCHA, Neli Gomes. In: ARAÚJO, Joel Zito. O negro na TV pública. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Fulgêncio, C. N. de F. (2017). DA COR DO PECADO: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA TELENOVELA DA REDE GLOBO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/744

Edição

Seção

Artigos