CIBERCULTURA, REDES SOCIAIS DIGITAIS E A COMPLEXIFICAÇÃO DO FAZER COMUNICATIVO

Autores

  • Emanuelly Silva Falqueto Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) colaboram com o novo desenho das formas de sociabilidade oriundas da comunicação mediada por computador que influem no modus operanti do profissional que trabalha com a comunicação. Trazendo novas demandas, contornos e desafios devido ao fluxo de informação e a dinâmica operativa das redes sociais digitais. Portanto, o propósito deste trabalho é refletir sobre a maneira que as redes sociais digitais e as características da cibercultura, apresentadas pelo filósofo Pierre Lévy, interferem na rotina do profissional que trabalha com comunicação na cidade de Rio Branco, Acre. Para tanto construímos uma revisão bibliográfica dialogando com observações realizadas sobre dois sites rio-branquenses e publicações de um dia de seus respectivos perfis fanpages do site de relacionamento social digital facebook. Levantando apontamentos de caráter introdutório para incentivar outros desdobramentos. Afinal, os desafios diante da evolução e desenvolvimento da comunicação e da tecnologia afetam a forma de trocarmos informação com o outro.

Biografia do Autor

Emanuelly Silva Falqueto, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), finalizando uma especialização lattus sensu em "Comunicação e Semiótica", e cursando o mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita" (UNESP). Trabalhei com produção televisiva, assessoria de comunicação, edição, fotografia. Pesquiso comunicação, representações, corpo e mulher.

Referências

CORRÊA, Elizabeth Saad; COUTINHO, Marcelo Lima. O Impacto das Mídias Sociais nas empresas informativas: transformações no processo produtivo. In: (org) BRITTOS, Valério Cruz. Digitalização e práticas sociais. Unisinos. São Leopoldo: 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34. São Paulo:1999.

MOREIRA, S.V. JonhPavlík: O impacto das novas tecnologias da informação na prática do Jornalismo. In MARQUES DE MELO, J. MORAIS,

OSVALDO J. (Orgs.) Vozes da democracia e cidadania: A polêmica global-local. (Coleção Memórias). INTERCOM. São Paulo: 2011.

PINHO, J. B. Jornalismo na Internt: Planejamento e produção da informação on-line. Summus. São Paulo: 2003.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: 2009. Disponível em <http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/redessociaisnainternetrecuero.pdf> acessado em fevereiro de 2013.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2014-12-03

Como Citar

Falqueto, E. S. (2014). CIBERCULTURA, REDES SOCIAIS DIGITAIS E A COMPLEXIFICAÇÃO DO FAZER COMUNICATIVO. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/68

Edição

Seção

Artigos