RELAÇÕES SIMBÓLICAS, CONSUMO E INDÚSTRIA DA MÚSICA: O CASO DA TROOPER, CERVEJA OFICIAL DO IRON MAIDEN

Autores

Palavras-chave:

Consumo; Entretenimento; Iron Maiden; Comunicação

Resumo

Este artigo pretende investigar as relações comerciais e simbólicas entre um produto cultural, a banda Iron Maiden, e um produto da indústria de bens materiais, a cerveja Trooper, desenvolvida pelo grupo britânico. Por meio de uma pesquisa quanti qualitativa, com pesquisa documental e questionário aplicado aos fãs da banda em um grupo de redes sociais, pretendeu-se compreender de que forma se dá o consumo de um produto material a partir das relações simbólicas com o produto cultural. As reflexões teóricas abordam conceitos sobre os mecanismos desenvolvidos pela interface cultura, entretenimento e consumo. Os resultados apontam que a marca Iron Maiden possui uma relação sólida e emocional com os fãs da banda e que estes, por sua vez, encontram tanto na marca Iron Maiden quanto na Trooper dispositivos simbólicos para projeção de suas autoimagens.

Biografia do Autor

Swellen Danuza, UFMA Imperatriz

Relações Públicas da UFMA, Mestre em Marketing Estratégico pela UCES e Mestranda do Curso de Comunicação do PPGCOM-UFMA de Imperatriz.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

AMARAL, Adriana; MONTEIRO, Camila. Esses roquero não curte: performance de gosto e fãs de música no Unidos Contra o Rock do Facebook. In: Revista da Famecos, Volume 20, Número 2, maio-agosto de 2013.

ARAÚJO, Bráulio Santos Rabelo de. O conceito de aura, de Walter Benjamin, e a indústria cultural. In: Pós, Volume 17, Número 28, dezembro de 2010.

BAUDRILLARD, J.Função-signo e lógica de classe. Em: A Economia Política dos Signos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Iron Maiden"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/iron-maiden.htm. Acesso em 12 de julho de 2021.

FILOMENO, Leonardo. 21 cervejas feitas por (ou em homenagem a) bandas famosas de rock. Manual do Homem Moderno. Disponível em: https://manualdohomemmoderno.com.br/cerveja/10-cervejas-rocknroll. Acesso em: 10 de julho de 2021.

FISKE, J. Television culture. London: Routledge, 1987

JORGE, Mario Augusto Mancuso. Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Curso de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.

KELLER, K. L; MACHADO, M. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

LISBOA, Eliza de Mesquita. O relacionamento como fator de sucesso para o branding. 2004. 70 f. Monografia - Curso de Comunicação Social, Universidade Federal do Maranhão, São Luís.

MAZUROSKI JR., Aristeu. Bebendo cultura: construção da linguagem e epidemiologia cultural da cerveja. 2015. 231 f. Tese (Doutorado em Letras) – Curso de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

METAL - Uma Jornada pelo Mundo do Heavy Metal. Direção de Sam Dunn. Produção de Scot Mcfadyen. Canadá: Banger Films, 2005. Son., color.

MIRANDA, Igor. Iron Maiden: uma banda e uma marca brilhantes, diz Bruce Dickinson. Whiplash, 2019. Disponível em: https://whiplash.net/materias/news_753/306165-ironmaiden.html. Acesso em: 10 de julho de 2021.

MONTEIRO, Tiago José Lemos. As práticas do fã: identidade, consumo e produção midiática. 2007. 190 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Curso de Pós-Graduação da Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

RODRIGUES, Icles. Propaganda, militarismo e suas relações com o heavy metal em um estudo de caso: o álbum The glorious burden da banda Iced Earth. 2013. 127 f. Monografia – Curso de Graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

TAMARINDO, Alvaro Matheus da Venda Nardy. A face da besta: um estudo sobre a comunicação visual do Iron Maiden. 2019. 80 f. Monografia – Curso de Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Coqueiro Feitoza da Silva, S. D., & Javorski Souza, E. . (2021). RELAÇÕES SIMBÓLICAS, CONSUMO E INDÚSTRIA DA MÚSICA: O CASO DA TROOPER, CERVEJA OFICIAL DO IRON MAIDEN. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5311

Edição

Seção

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow