RELAÇÕES SIMBÓLICAS, CONSUMO E INDÚSTRIA DA MÚSICA: O CASO DA TROOPER, CERVEJA OFICIAL DO IRON MAIDEN
Palavras-chave:
Consumo; Entretenimento; Iron Maiden; ComunicaçãoResumo
Este artigo pretende investigar as relações comerciais e simbólicas entre um produto cultural, a banda Iron Maiden, e um produto da indústria de bens materiais, a cerveja Trooper, desenvolvida pelo grupo britânico. Por meio de uma pesquisa quanti qualitativa, com pesquisa documental e questionário aplicado aos fãs da banda em um grupo de redes sociais, pretendeu-se compreender de que forma se dá o consumo de um produto material a partir das relações simbólicas com o produto cultural. As reflexões teóricas abordam conceitos sobre os mecanismos desenvolvidos pela interface cultura, entretenimento e consumo. Os resultados apontam que a marca Iron Maiden possui uma relação sólida e emocional com os fãs da banda e que estes, por sua vez, encontram tanto na marca Iron Maiden quanto na Trooper dispositivos simbólicos para projeção de suas autoimagens.
Referências
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
AMARAL, Adriana; MONTEIRO, Camila. Esses roquero não curte: performance de gosto e fãs de música no Unidos Contra o Rock do Facebook. In: Revista da Famecos, Volume 20, Número 2, maio-agosto de 2013.
ARAÚJO, Bráulio Santos Rabelo de. O conceito de aura, de Walter Benjamin, e a indústria cultural. In: Pós, Volume 17, Número 28, dezembro de 2010.
BAUDRILLARD, J.Função-signo e lógica de classe. Em: A Economia Política dos Signos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994
DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Iron Maiden"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/iron-maiden.htm. Acesso em 12 de julho de 2021.
FILOMENO, Leonardo. 21 cervejas feitas por (ou em homenagem a) bandas famosas de rock. Manual do Homem Moderno. Disponível em: https://manualdohomemmoderno.com.br/cerveja/10-cervejas-rocknroll. Acesso em: 10 de julho de 2021.
FISKE, J. Television culture. London: Routledge, 1987
JORGE, Mario Augusto Mancuso. Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Curso de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.
KELLER, K. L; MACHADO, M. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
LISBOA, Eliza de Mesquita. O relacionamento como fator de sucesso para o branding. 2004. 70 f. Monografia - Curso de Comunicação Social, Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
MAZUROSKI JR., Aristeu. Bebendo cultura: construção da linguagem e epidemiologia cultural da cerveja. 2015. 231 f. Tese (Doutorado em Letras) – Curso de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
METAL - Uma Jornada pelo Mundo do Heavy Metal. Direção de Sam Dunn. Produção de Scot Mcfadyen. Canadá: Banger Films, 2005. Son., color.
MIRANDA, Igor. Iron Maiden: uma banda e uma marca brilhantes, diz Bruce Dickinson. Whiplash, 2019. Disponível em: https://whiplash.net/materias/news_753/306165-ironmaiden.html. Acesso em: 10 de julho de 2021.
MONTEIRO, Tiago José Lemos. As práticas do fã: identidade, consumo e produção midiática. 2007. 190 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Curso de Pós-Graduação da Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
RODRIGUES, Icles. Propaganda, militarismo e suas relações com o heavy metal em um estudo de caso: o álbum The glorious burden da banda Iced Earth. 2013. 127 f. Monografia – Curso de Graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
TAMARINDO, Alvaro Matheus da Venda Nardy. A face da besta: um estudo sobre a comunicação visual do Iron Maiden. 2019. 80 f. Monografia – Curso de Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais:
Declaro que após aprovado para publicação a Revista Tropos editada pela Universidade Federal do Acre (UFAC), passará a ter os direitos autorais do trabalho, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo permitida a reprodução total ou parcial desde que devidamente referenciada.