ASCENSÃO & QUEDA DO ROCK DO IAPI: A TRAJETÓRIA DAS BANDAS LIVERPOOL E BIXO DA SEDA ENTRE A PORTO ALEGRE E O RIO DE JANEIRO DOS ANOS 1960 E 1970

Autores

  • ARTHUR DE FARIA SILVA PPG LETRAS - UFRGS

Palavras-chave:

cenas musicais, memória, música de porto alegre, rock gaúcho, psicodelia

Resumo

Este texto tem o intuito de perfilar as bandas Liverpool e Bixo da Seda, focando especificamente nas décadas de 1960 e 1970. Para isso, faço uma contextualização do local onde as bandas surgiram – o IAPI, em Porto Alegre/RS –, bairro de operários cujos filhos então adolescentes começam a fazer música. Ali se gera uma banda de culto entre os amantes de psicodelia de vários pontos do mundo, o Liverpool. Com um rápido destaque, logo se muda para o Rio de Janeiro, integrando-se à cena rock do começo dos anos 1970. Após sua dissolução, entre idas e vindas, basicamente os mesmos integrantes criam o Bixo da Seda, com outra sonoridade, e novamente tentam carreira no underground do rock brasileiro dos anos 1970. Os ângulos teórico-metodológicos utilizados para este perfil vieram da pesquisa qualitativa, em especial a entrevista biográfica, que foram realizadas com os integrantes das bandas.

Referências

CALADO, Carlos. Tropicália: a História de Uma Revolução. São Paulo: Ed. 34, 1997.

EITELVEIN, Gilmar. O Rock, da série A Música de Porto Alegre (CD e fascículo). Porto Alegre: Unidade Editorial Porto Alegre / SMC, 1993.

________________. Fughetti Luz – O Rock Gaúcho. Porto Alegre: Edição do Autor, 1996.

FARIA, Arthur de. As Origens, da série A Música de Porto Alegre (CD e fascículo). Porto Alegre: Unidade Editorial Porto Alegre / SMC, 1995.

MELLO, Zuza Homem de. A Era dos Festivais – Uma Parábola. São Paulo: Ed. 34, 2003.

MOTTA, Nelson. Noites Tropicais – Solos, Improvisos e Memórias Musicais. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2000.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

SILVA, A. D. F. (2021). ASCENSÃO & QUEDA DO ROCK DO IAPI: A TRAJETÓRIA DAS BANDAS LIVERPOOL E BIXO DA SEDA ENTRE A PORTO ALEGRE E O RIO DE JANEIRO DOS ANOS 1960 E 1970. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA (ISSN: 2358-212X), 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5274

Edição

Seção

Dossiê - Esse tal de Roque Enrow